Jornal ECOESTUDANTIL, maio 2016 N.º 27, maio 2016 | Page 23

LÍNGUAS

É urgente a implementação de medidas ecológicas para tentarmos diminuir o efeito de estufa.

O planeta Terra é a nossa casa, o nosso habitat natural, e todos nós temos o dever de o preservar. Somente a espécie humana é capaz de tamanha barbaridade, somente
D. PAIO PERES CORREIA

É um dos nomes mais ilustres da cidade, tantas e tantas vezes nos cruzamos com ele no nosso dia. Sabemos que foi quem“ conquistou Tavira”, mas mais do que isso já não.

D. Paio nasceu no seio de uma família nobre e de posses, no norte de Portugal, em Monte de Fralães( perto de Barcelos), em 1205.
Tornando-se Mestre da Ordem de Santiago em Alcácer do Sal, ao serviço de D. Sancho II, teve um papel muito importante na reconquista do Algarve. Depois de tomar algumas cidades no Alentejo, como Aljustrel, Beja ou Mértola, segue e conquista Cacela, Tavira e Ayamonte, entre outras povoações algarvias. Em
EFEITO DE ESTUFA— um problema de todos
a espécie humana é capaz de destruir o seu próprio lar.
Mas isto não vale de nada se só alguns contribuírem para esta causa quase perdida, somente uma ação conjunta poderá ter algum impacto neste fenómeno mundial. Durante esta intervenção, não deverão existir nem países, nem fronteiras, só um país mundial, só uma única população deste planeta único e magnífico terá alguma hipótese de travar o efeito de estufa, que poderá ser o mais iminente conflito mundial.
Com o propósito da redução dos gases com efeito de
Por Tomás Bravo, 11.º B
1242, torna-se 17.º Grãomestre da Ordem de Santiago, servindo agora Fernando III de Leão e Castela. O seu papel foi notável na conquista de várias terras de Andaluzia, uma vez que ficou ainda conhecido pelo“ mata mouros”.
Morre em 1275 e, apesar de ter deixado em testamento que queria que fosse sepultado em Tavira, hoje existem três túmulos de D. Paio. Em Tavira, está um deles, os outros dois em Espanha. Qual o verdadeiro? Não se faz qualquer ideia.
Tal como Frei Manoel Fialho, da Companhia de Jesus, escreveu numa crónica do século XVII:
“ D. Paio aos 11 de Junho de 1242 se fez Senhor da cidade.”
Por Paulo Pereira, 10.º A1
estufa, devem ser implementadas medidas ecológicas mundiais, e com um critério transubjetivo, ou seja, comuns a todas as nações, a fim de tentarmos resolver este nosso grande problema.
Com tudo isto, podemos afirmar que o efeito de estufa e o aquecimento global são problemas gerados por nós, logo devemos ser nós a resolvê-los. Porém, somente uma ação conjunta, unida sobre uma única bandeira poderá ter alguma hipótese de travar este mal.
Artigo orientado pela professora de Português, Lina Correia.
E, de facto,“ fez-se senhor da cidade”, não só quando a tomou, mas até aos nossos dias, uma vez que conseguiu perpetuar na memória dos tavirenses.
Página 23