Jornal do Clube de Engenharia 614 (Outubro de 2020) | страница 6

ELEIÇÕES 2020

Renovação do Conselho Diretor terá voto online

O Clube de Engenharia está a poucos dias de manter uma tradição , que acontece anualmente , com um componente bastante inovador . Pela primeira vez as eleições para renovação do terço do Conselho Diretor – triênio 2020 / 2023 serão 100 % virtuais , com voto online . A concretização deste projeto é fruto de um longo processo de amadurecimento da proposta , em reuniões e debates reunindo o Conselho Diretor , diretores , funcionários e prestadores de serviço , empenhados em tornar consensual a decisão de modernizar o sistema eleitoral seguindo todos os protocolos de segurança .
As eleições acontecem no próximo dia 22 deste mês de outubro de 2020 , em ano completamente atípico , permitindo , em condições iguais , o direito do voto a todo o seu corpo social . A acessibilidade é um passo da maior importância : associados de todo o país ou residentes no estrangeiro e pessoas idosas ou com problemas de saúde terão a garantia do direito democrático ao voto .
O novo sempre assusta
A Diretora de Atividades Institucionais e coordenadora do processo , Maria Glícia da Nóbrega Coutinho , explica que , em virtude da pandemia e de todas as dúvidas que ainda existiam no primeiro semestre quanto ao retorno das atividades , e do fato de o Clube
de Engenharia sempre ter um calendário definido desde o ano anterior , foi preciso aprovar no Conselho Diretor a mudança de data do pleito , que deveria ser em agosto e foi transferido para outubro . Desta forma , iniciou-se um processo de ajustes contando com a colaboração de todos os envolvidos , desde funcionários e prestadores de serviço até as chapas que submeteram suas candidaturas . “ Foi um processo contínuo , cada semana com novas adaptações , em reuniões por videoconferência com os representantes das chapas , e sempre com a colaboração do pessoal da área administrativa do Clube ”, descreve .
Para Maria Glícia , o voto online é um passo decisivo para o Clube de Engenharia , instituição que sempre defendeu o avanço da tecnologia . É uma mudança brusca , de quebra de paradigmas de uma instituição centenária . Mas ( o processo anterior ) não tem mais sentido estar em uso na “ Casa do Engenheiro ” em plena era da tecnologia e inovação . Era uma inconsistência , afirma .
Muitas dúvidas e grandes mudanças aconteceram em função do voto online : até 2019 o processo se dava presencialmente no Clube de Engenharia em três dias , com duas opções : votar em papel ou o voto eletrônico no computador , resultando em custos consideráveis . Em 2020 o pleito será em um dia , pela internet . Para o supervisor de Atendimento ao Associado e Financeiro Fernando Ribeiro , o Clube avança na digitalização do processo , embora a confraternização das eleições ainda seja importante : “ Não haverá retrocesso , a tecnologia não admite isso . Agora , penso que os associados pós-pandemia irão ao
Clube para matarem as saudades , momento único para rever seus amigos e colegas , saborearem o tradicional cocktail de remidos e serem homenageados com brindes . Este congraçamento é o que sempre deu e dará calor a todo esse processo .”
Treinar é preciso
Para habituar os associados ao novo sistema de votação foram previstas três eleições simuladas , em agosto e setembro , com a participação de 209 sócios . A terceira e última está agendada para o dia 15 / 10 . Segundo Fernando Ribeiro , que tem lidado diretamente com o recadastramento dos associados , a aceitação do novo sistema é plena , sem reclamações do corpo social .
Sob a responsabilidade de Sergio Pettezzoni , diretor da Perseu Software , empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema , os treinamentos estão sendo importantes , não só para garantir que todos saibam como votar , como também para enriquecer o software . “ As simulações identificam necessidades antes ocultas , tais como o passo a passo do voto , no site do Clube , e a configuração específica para voto nos sistemas Android e IOS .
O voto online é um passo decisivo para o Clube de Engenharia , que sempre defendeu o avanço da tecnologia . É uma mudança brusca , de quebra de paradigmas de uma instituição centenária .
Acessibilidade e segurança
Segundo Pettezzoni , a cédula de votação do sistema online tem exatamente o mesmo layout da cédula que já vinha sendo utilizada nas eleições eletrônicas desde 2015 . Uma das preocupações em relação à aparência da cédula foi ocupar toda a tela com letras e campos grandes , para que seja compreensível aos que têm problemas de visão e aos que não possuem prática em informática .
A Perseu Software já vinha trabalhando na proposta de um sistema de voto online para o Clube de Engenharia tendo formado , ainda em 2019 , grupos de trabalho e colocado o tema em pauta no Conselho Diretor .
6