Para debater com profissionais temas decididos em assembleias promovidas pela SAE , o Clube de Engenharia sedia , nos dias 11 e 12 de agosto , o I Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia . O evento é fruto de um projeto que busca aproximar a instituição das universidades e do esforço conjunto de estudantes da área , de dez entidades estudantis do Rio de Janeiro , que vem registrando avanços crescentes desde a sua implantação em fevereiro de 2016 . De lá para cá já foram integrados ao quadro social da instituição cerca de 1.100 sócios aspirantes .
Feito de estudantes para estudantes , com mediação e apoio do Clube , o encontro tem entre seus principais objetivos : complementar a formação acadêmica dos participantes ; propiciar interação entre universidade e o setor privado ; promover integração e troca de experiências de estudantes e profissionais ; e estimular a discussão e a análise crítica do ensino da Engenharia no país . “ Nós conseguimos quebrar esse muro que algumas pessoas colocam entre as universidades públicas e privadas e conseguimos trabalhar em conjunto em torno de um ponto comum , que é adquirir mais conhecimento e levar para fora da universidade as demandas dos alunos ”, afirmou Tatiana Ferreira , organizadora e estudante de Engenharia Civil da Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura ( Suesc ).
“ É um grande e importante evento da Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia que
|
vai mobilizar grande número de estudantes . E não podemos esquecer que a participação dos estudantes para o Clube será a mais fecunda possível na medida em que haja o entrosamento entre esses jovens , próximos a se formar , e as nossas Divisões Técnicas . Esse é um desafio tanto deles quanto nosso no sentido de tirarmos o melhor resultado possível dessa oportunidade , para o país e para eles que estão entrando agora no mercado de trabalho ”, destacou Sebastião Soares , primeiro vice-presidente do Clube .
Construção coletiva
O evento vem sendo organizado desde maio em reuniões no Clube de Engenharia , abrangendo estudantes da Universidade Celso Lisboa ( UCL ), Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura ( Suesc ), Estácio de Sá — unidades Petrópolis e Norte Shopping —, Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( UERJ ), Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ ) — tanto da Escola Politécnica quanto da Escola de Química —, Universidade Federal Fluminense ( UFF ), CEFET Nova Friburgo e CEFET Maracanã . Cuidadosamente , os estudantes que integram a organização pensaram em todos os detalhes e , horizontalmente , definiram as prioridades gerais . São sete os temas selecionados , que transitam entre as necessidades da sociedade em relação à engenharia : Formação do engenheiro , Engenharia do ambiente , Matrizes energéticas , Gênero e etnia na engenharia , Química na engenharia , Urbanismo
|
e planejamento , Exercício profissional .
Dentre os palestrantes estão acadêmicos e profissionais , como os conselheiros Affonso Canedo no tema “ Urbanismo e Planejamento ”, Fátima Sobral Fernandes em “ Exercício Profissional ”, e José Eduardo Andrade que vai tratar da “ Química na Engenharia ”, além do diretor técnico Artur Obino , em “ Matrizes Energéticas ”. “ O ex-presidente do Clube de Engenharia Raymundo de Oliveira fará a abertura do evento no dia 11 de agosto , sexta-feira , e Pedro Celestino , atual presidente , dia 12 ”.
“ A ideia do encontro é
discutir um conjunto de
ações que são importantes
para os estudantes ”.
José Stelberto Soares , coordenador da SAE
Concomitantemente às palestras , acontecerão oficinas que visam a contemplar desde as necessidades básicas — como Excel — até os complexos cálculos necessários para o estudo de estruturas , por exemplo . O evento ainda contará com uma Feira de Estágio , viabilizada em uma parceria da SAE com o Instituto Capacitare e o Centro de Integração Empresa-Escola ( CIEE ).
“ Os estudantes se organizaram da forma que eles consideram mais importante . A posição do Clube
|
tem sido abrir as portas e ajudar os jovens a atuarem . Estamos atentos às demandas dos estudantes e isso acontecerá através da organização deles próprios na busca da discussão dos seus problemas e dos caminhos para resolvê-los . A ideia do encontro é dar um primeiro passo para discutir um conjunto de ações que são importantes para os estudantes , incluindo gênero , etnia e engenharia , algo que mostra que eles não estão ligados apenas no técnico . Isso é muito importante . Nosso papel é dar toda a força possível . A SAE é um caminho de introdução desses jovens no Clube , nas Divisões Técnicas ”, destaca José Stelberto Soares , coordenador da Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia .
Para Tatiana Ferreira , o evento será uma forma de mostrar o trabalho realizado na SAE e a porta de entrada para novas oportunidades na secretaria : “ Muitos acham que a SAE é um mero setor burocrático do Clube de Engenharia que faz a comunicação entre Clube e estudante . Na realidade o que a gente pretende para a SAE é mostrar que é algo vivo , faz essa ponte viva entre o estudante e a entidade . A nossa pretensão é , a partir desse encontro , estar sempre fazendo novos movimentos dentro da própria SAE , com mais visitas técnicas , com mais encontros . Os estudantes vão passar a entender que é uma via de mão dupla e que cada universidade representada ali é a sua voz enquanto necessidade dentro do Clube de Engenharia ”.
Inscrições , programação e mais informações estão disponíveis em www . encontroengenhariarj . org /
|
9 |