Jornal do Clube de Engenharia 576 (Março de 2017) | Page 8

www . clubedeengenharia . org . br institucional

Inovação e tecnologia estão na programação de estudantes de Engenharia e do Clube em 2017

8

Extensa é a pauta da Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia ( SAE ) para 2017 , incluindo a reflexão das consequências resultantes da grave crise vivenciada pela engenharia e o ensino no país . Começam , por exemplo , a dar frutos parcerias com estudantes interessados em robótica que planejam uma Feira de Inovação e Tecnologia . A proposta é realizar a Inovatec no prédio do Clube envolvendo jovens do ensino fundamental , médio e superior , com a previsão de que o evento aconteça em outubro , com duração de três dias . Constam da programação apresentações de invenções tecnológicas caseiras ; mostra de tecnologias úteis à sociedade , por exemplo , nos campos da medicina e da sustentabilidade ; palestras de pesquisadores e profissionais ; stands para empresas mostrarem suas patentes ; competição de robótica ; e feira de estágio .

Multidisciplinar , o Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro , sediado na UERJ , realiza workshops que contam hoje com frequência crescente e buscam o apoio do Clube de Engenharia .

A ideia nasceu em uma reunião , no Clube de Engenharia , da SAE com estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( UERJ ), CEFET Maracanã e Pontifícia Universidade Católica ( PUC-Rio ). Roberto Gomes e Bruno Costa são estudantes da UERJ e participam da UERJ Botz , equipe de robótica . A perspectiva , segundo afirmam , é fugir do padrão das competições tradicionais da área , onde cada robô tem como função destruir o do oponente , em uma espécie de luta . A organização também conta com Elisa de Souza , estudante de Engenharia de Controle e Automação no CEFET Maracanã , e Francisco Souza , discente de Engenharia Mecânica na PUC .
Competência nacional
Para o conselheiro César Duarte o projeto da robótica pode ser muito útil para instituições oficiais , como o Instituto Militar de Engenharia ( IME ), além da importância de poder ressaltar a capacidade dos brasileiros : “ Precisa-se pensar soluções para constituir um backup local capaz de gerar soluções , implementá-las e mantê-las ”, afirma . E esse é exatamente um dos objetivos da Inovatec , segundo Roberto Gomes . “ A ideia é a valorização do nosso país . Nós temos capacidades de fazer tecnologia , de inovar ... então , por que não os brasileiros ?” questionou , referindo-se às empresas em território nacional que contratam profissionais e tecnologia estrangeira .
Começam a dar frutos parcerias com estudantes interessados em robótica que planejam realizar a Inovatec no prédio do Clube envolvendo jovens do ensino fundamental , médio e superior
Com o apoio do Clube na estrutura do evento , assim como nos contatos necessários para as palestras , e a grande rede de jovens envolvidos em robótica em âmbito nacional , a Inovatec tem potencial para atrair um grande número de estudantes e demais interessados em tecnologia e desenvolvimento . É vista por todos que estão à frente do projeto como uma experiência intergeracional voltada para o futuro .
Protótipos de foguetes
Uma nova possibilidade de parceria foi apresentada à SAE pelo Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro ( GFRJ ), sediado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( UERJ ). Do encontro participaram , representando o GFRJ , seu presidente , Ronaldo Pereira Matos , aluno de mestrado em Modelagem Matemática e Computacional do
Foto : Pixabay