Comunicar esperança e confiança no nosso tempo ” é o título da mensagem escrita pelo papa por ocasião do 51 º Dia Mundial das Comunicações Sociais , que este ano será celebrado em 28 de maio , Festa da Ascensão do Senhor .
COMUNIDADE VIVA www . imaculadaconceicao . org | Fevereiro 2017 | COMUNICAÇÃO | 3
PAPA FRANCISCO PROPÕE ESTILO “ ABERTO E CRIATIVO ” PARA COMUNICAR A ESPERANÇA
Foto : PasCom
Por Paulo França
Comunicar esperança e confiança no nosso tempo ” é o título da mensagem escrita pelo papa por ocasião do 51 º Dia Mundial das Comunicações Sociais , que este ano será celebrado em 28 de maio , Festa da Ascensão do Senhor .
A mensagem é divulgada anualmente no dia 24 de janeiro , Festa de São Francisco de Sales , padroeiro dos comunicadores . No período entre a sua divulgação e o Dia das Comunicações Sociais , a Igreja nos pede que dediquemos momentos para estudo e reflexão da mensagem do sumo pontífice .
O texto é definido pelo Papa como um encorajamento a todos que trabalham neste campo , para que comuniquem de modo construtivo , isto é , rejeitando preconceitos e promovendo uma cultura do encontro . O versículo bíblico “ Não tenhas medo , que Eu estou contigo ” ( Is 43 , 5 ) reforça o encorajamento que o próprio Cristo nos faz .
Tomo a liberdade para expandir esse pensamento a todos os leigos de nossa comunidade , pois na realidade atual , mesmo não possuindo formação em comunicação , TODOS nós de certa forma nos tornamos comunicadores . Seja pela maneira que nos comunicamos uns com os outros no dia a dia ou através das várias possibilidades que as redes sociais e a tecnologia proporcionam . O conteúdo que seguimos , curtimos e compartilhamos é de fato evangelizador ? Propaga o diálogo e a união das pessoas ?
Francisco nos aponta que o protagonista da notícia não pode ser o mal – que nos leva à apatia ,
ao desespero e a anestesiar a consciência –, mas a solução aos problemas , com um estilo comunicador aberto e criativo . A realidade não tem um significado único , afirma o papa : tudo depende do olhar com que a enxergamos , dos “ óculos ” que decidimos pôr para ver : mudando as lentes , também a realidade aparece diferente . Portanto , o ponto de partida bom para ler a realidade é a Boa Notícia por excelência , ou seja , o evangelho de Jesus Cristo .
Esta boa notícia não é boa porque nela não se encontra sofrimento , mas porque o próprio sofrimento é vivido num quadro mais amplo , como parte do amor de Cristo ao Pai e à humanidade . Em Cristo , Deus fez-Se solidário com toda a situação humana , revelando-nos que não estamos sozinhos , porque temos um Pai que nunca pode esquecer os seus filhos . Quantas vezes nos deparamos com a necessidade que nos é imposta por expor nas redes sociais uma realidade e / ou estado de espírito que não condiz com o que estamos sentindo ou vivendo no momento ? Isso nos leva ao vazio e a viver uma vida artificial em busca da aprovação ou atenção do outro . Nessas situações estamos longe de viver o que nos é proposto por Jesus .
O papa ainda aborda duas posturas que devemos seguir : a confiança na semente do reino - “ O Reino de Deus já está no meio de nós , como uma semente escondida a um olhar superficial e cujo crescimento acontece no silêncio . Mas quem tem olhos , tornados limpos pelo Espírito Santo , consegue vê-lo germinar e não se deixa roubar a alegria do
Reino por causa do joio sempre presente ” - e os horizontes do Espírito - “ Quem , com fé , se deixa guiar pelo Espírito Santo , torna-se capaz de discernir em cada evento o que acontece entre Deus e a humanidade , reconhecendo como Ele mesmo , no cenário dramático deste mundo , esteja compondo a trama de uma história de salvação . O fio , com que se tece esta história sagrada , é a esperança , e o seu tecedor só pode ser o Espírito Consolador ”.
Recomendamos a leitura do texto na íntegra , que está disponível em várias plataformas católicas , inclusive em nosso site paroquial . Acesse e aproveite a leitura . Para nós da PasCom , a mensagem é super motivadora e veio na melhor hora . Temos muitos trabalhos a serem realizados neste ano , estamos cheios de ideias e muitas delas bastante criativas . JUNTOS queremos alcançar a nossa meta enquanto pastoral e comunicadores : sempre mostrar Jesus através dos diversos meios de comunicação . Neste ano também estamos com uma nova coordenação . Eu , Paulo França , assumo a responsabilidade de caminhar junto aos demais membros da PasCom . Peço as orações de todos para realizarmos nossos trabalhos em conjunto às demais pastorais , com humildade , união e sabedoria para servir a Deus e à comunidade da melhor forma possível . Nossa Senhora da Comunicação , rogai por nós !
Fonte : Mensagem do papa Francisco para o 51 º Dia Mundial das Comunicações Sociais / Rádio Vaticano .