Jornal Ciências da Natureza Revista Ciências da Natureza | Page 22

A matéria de hoje vai falar sobre esteroides, será que que com eles se tem masi pórs do que contras?

Os esteroides são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de alguns tecidos do corpo a partir do crescimento da célula e sua posterior divisão. Os esteroides são uma classe de compostos de grande importância biológica para vegetais e animais. Eles pertencem ao grupo dos lipídios de moléculas complexas. Todos os esteroides (comuns) possuem a estrutura básica mostrada abaixo, com 17 átomos de carbono organizados em quatro ciclos, sendo três ciclos de 6 carbonos e um deles de 5 carbonos, como apresenta a imagem abaixo:

Uma opção para o ganho de massa muscular é preciso o estímulo do exercício de força e os combustíveis: proteínas magras, carboidratos e gorduras boas. Para entender melhor esses combustíves vamos explicar suas repectivas classes:

Proteinas magras: são moléculas orgânicas compostas de aminoácidos;

Carboidratos: São responsáveis por liberar glicose e fornecer energia para as células.

Gorduras boas: são gorduras insaturadas de origem vegetal.

Os esteroides causam resultados diferentes nos homens e nas mulheres, pois serem por serem constituuídos de hormônios masculinos, assim se manifestando masi nos homens.

Os anabolizantes são usados em sua maioria, por pessoas que desejam aumentar o volume dos músculos e a força física. Entretanto ele pode trazer muitas alterações como aumento do peso, oleosidade no cabelo e na pele, cistos, alto colesterol e pressão elevada, acne, tremores e também apresenta sintomas pscicologicos como agressividade e até mesmo depressão, mas para ganhar não é necessário o uso de esteróisdes.

E ai uma receita para quem pretender ir treinar:

Receita de shake proteico com whey protein, morango, banana e coco

Ingredientes:

240 ml de leite de coco sem açúcar;

1 xícara de morangos;

½ banana congelada;

1 dose de whey protein sabor morango;

¼ de xícara de coco ralado.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, menos o coco ralado, no liquidificador. Bata até que fique homogêneo. Se o shake ficar grosso demais, vá adicionando água aos poucos até achar o ponto certo. Quando o shake estiver na cremosidade adequada, adicione o coco ralado e bata por mais 15 segundos. Você pode adicionar mais coco ralado na hora de servir.

Autores:

Ademir

Bruna

Luisa V.

CULINÁRIA

22 Doping/Novembro 2016