Dopinge/Novembro, 2016 11
Alguns dos estrangeiros mais conhecidos pegos nesse teste depois dos anos 2000 são:
* Lance Armstrong
O atleta americano Lance Armstrong, muito famoso por seu grande desempenho mesmo depois de enfrentar um câncer testicular, foi denunciado por doping em 2005, após ganhar pela sétima vez consecutiva a prova do ciclismo chamada Tour de France. Lance foi acusado de utilizar eritropoietina (EPO), uma hormona de glicoproteína que quando usado como exógeno, pode melhorar o desempenho do atleta por estimular a eritropoiese, ou seja, a produção de eritrócitos. Lance foi considerado inocente na época, porém, em 2011, surgiram novas acusações, dessa vez, vindas de seus melhores amigos. Em 2013, Lance confessou a utilização de anabolizantes e teve seus prêmios retirados, além de ser banido do ciclismo.
* Marion Jones
A velocista norte-americana confessou a injeção de anabolizantes do tipo TGH(tetrahidrogestrinona) para aumentar o rendimento nas competições.
O TGH é uma droga preparada nos laboratórios Balco e não pode ser detectada nos exames antidoping convencionais. Desse modo, só foi descoberta pelas autoridades esportivas dos EUA após uma denúncia anônima. Essa substância é um esteroide de desenho sintético muito semelhante a dois anabolizantes já proibidos: a gestrinona e a trenbolona.
A atleta Marion Jones teve suas medalhas retiradas e foi suspensa por seis meses, momento em que ela deu um fim a sua carreira esportiva.
* Alberto Contador
Alberto Contador é um ciclista espanhol considerado um dos melhores ciclistas da atualidade. Ele foi pego na Tour de France de 2010. No seu exame antidoping, constou clembuterol. Essa substância é similar à adrenalina de modo que aumenta a broncodilatação e a secreção de fluido respiratório. Essa substância não é considerada um esteroide-anabolizante, porém possui efeitos anabolizantes, o que custou a Alberto uma suspensão de dois anos.
* Richard Gasquet
O tenista francês foi o segundo tenista mais novo a competir na chave principal em Great Slams de 2002. Richard tinha apenas 15 anos. A partir de então, o atleta foi subindo nos rankings e foi o jogador mais novo da história a terminar um ano nos top 100.
Richard foi pego em 2009 num exame antidoping que constatava a presença de cocaína na sua urina. Porém, o atleta teve sua suspensão reduzida de 12 meses para dois meses e 15 dias após alegar que a taxa de 1,46 miligramas de cocaína encontrada em sua urina teria sido provocada por um beijo em uma mulher numa boate de Miami, onde seu doping foi constatado.