JORNAL BAGACEIRAS DO PARAGUAÇU JORNAL

BAGACEIRAS DO PARAGUAÇU

NEWS

Cabaceiras do Paraguacu, 21.06.2017

EDITORIAL

Mortes precoces

As doenças do século 19 eram o grande problema das cidades do Brasil, enfermidades essas que acabavam dizimando populações urbanas que aqui estavam, deixando a expectativa de vida tão baixa que os homens e mulheres que habitavam no Brasil não chegavam a ser avós.

As doenças do século XIX tinham como “função” aniquilar as populações, no caso da tuberculose e da febre amarela os pacientes não passavam de 5 anos com a doença, a tuberculose vitimou o próprio Castro Alves, que mesmo tendo um pai que era médico e atuava na área não resistiu a enfermidade, a medicina avançou bastante depois do surto de tuberculose no mundo inteiro entre os séculos XIX e XX, no século 19 a expectativa de vida era de 40 anos para qualquer uma das classes e as classes sociais mais humildes era ainda menor.

Uma das causas da tuberculose e das outras doenças era o avanço descontrolado das cidades, principalmente as capitais, o que gerava muita aglomeração de pessoas, que resulta em um grande aumento de detritos humanos, por conta disso essas doenças tiveram sua epidemia descontrolada, com o avanço da medicina e o começo da estruturação das cidades acabou reduzindo muito os casos dessas doenças, principalmente na parte da prevenção da doença.

Junto com os investimentos nas cidades, a medicina também evoluiu e acabou que esses surtos foram controlados e começaram a ser evitados por grande percentagem da população urbana brasileira.

hora da INFORMAÇÃO

Considerado patrimônio artístico e cultural pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), o Parque Histórico de Castro Alves recebe milhares de visitantes todo ano e nesse ano comemorou os 170 anos do aniversário de nascimento do poeta.

Localizado a 170 km da cidade de Salvador, em Cabaceiras do Paraguaçu, o Parque Histórico Castro Alves é um museu biográfico que funciona em um espaço com 52 mil metros quadrados. Situado na Fazenda Cabaceiras, onde nasceu Castro Alves (14.03.1847 – 6.07.1871), o museu foi inaugurado em março de 1971, por ocasião do primeiro centenário da morte do poeta baiano. Os 170 Anos de Aniversário de nascimento do Poeta Castro Alves foram comemorados, em 14 de março, no Parque Histórico Castro Alves, localizado na Fazenda Cabaceiras (no município de Cabaceiras do Paraguaçu, Recôncavo baiano) local onde nasceu o poeta, foram realizadas atividades solenes realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu.

O parque é o lugar ideal para o público conhecer, pesquisar e mergulhar no universo do porta-voz literário da Abolição da Escravatura no Brasil.Além de acervo com objetos que pertenceram a Castro Alves e seus familiares, formado por fotografias, cartões-postais, manuscritos, livros, indumentárias, adornos pessoais, utensílios domésticos e artes visuais, o Parque Histórico dispõe de anexo com sala multimídia, auditório, biblioteca, infocentro, reserva técnica, refeitório e administrativo. Na área de Mata Nativa, os visitantes podem fazer uma trilha e visitarem o Pouso de Adelaide, o Anfiteatro, a “Cruz da Estrada”, a Fonte e o Marco da Fazenda.