Jornal 18 JORNAL 18 (1) | Page 6

ENSINAMENTOS DO CHICO
Em 1941, a viúva de José Cândido Xavier, Geni Pena, enlouqueceu. As rezas, os passes, as sessões de leitura do Evangelho no Centro Luiz Gonzaga foram inúteis. Chico teve de internar a cunhada num hospício em Belo Horizonte. Arrasado, ele acompanhou a doente até o quarto, ficou ao seu lado algumas horas e voltou para casa à noite.
Estava arrasado. O filho caçula da moça, paralítico, chorava na cama, sozinho.
Chico se ajoelhou e começou a rezar. As lágrimas corriam, ele se lembrava do irmão, se sentia culpado, impotente.
De repente, Emmanuel entrou em cena, incomodado com a choradeira: – Por que você chora? Chico contou o drama da cunhada, lamentou a situação do sobrinho e foi interrompido por um sermão do recém-chegado:
– Não. Você está chorando por seu orgulho ferido. Você aqui tem sido instrumento para cura de alguns casos de obsessão, para a melhoria de muitos desequilibrados. Quando aprouve ao Senhor que a provação viesse para debaixo de seu teto, você está com o coração ferido, porque foi obrigado a recorrer à assistência médica, o que, aliás, é muito natural. Uma casa de saúde mental, um hospício, é uma casa de Deus.
Chico ouviu as críticas em silêncio, mas, entre um soluço e outro, pediu a recuperação da cunhada o mais rápido possível. O discurso se estendeu:
Goiânia, Março / Abril de 2018
Imaginemos a Terra como sendo o Palácio da Justiça, e a mulher de José como sendo uma pessoa incursa em determinada sentença da justiça. Eu sou o advogado dela e você é serventuário do Palácio da Justiça. Nós estamos aqui para rasgar ou para cumprir o processo?
Para cumprir, respondeu Chico e, ainda aos prantos, insistiu: O senhor tem que saber que ela é minha irmã também.
Emmanuel perdeu a paciência de vez:
– Eu me admiro muito, porque, antes dela, você tinha lá dentro, naquela casa de saúde, trezentas irmãs e nunca vi você ir lá chorar por nenhuma. A dor Xavier não é maior do que a dor Almeida, do que a dor Pires, do que a dor Soares, a dor de toda a família que tem um doente. Se você quer mesmo seguir a doutrina que professa, em vez de chorar por sua cunhada, tome o seu lugar ao lado da criança que está doente, precisando de calor humano. Substitua nossa irmã e exerça, assim, a fraternidade.
Chico engoliu o choro, enxugou o rosto e abraçou o sobrinho.
Com os braços e pernas atrofiados, a expressão atormentada, o filho de Geni Pena, Emmanuel Luiz, era o retrato do sofrimento. Revirava-se na cama, contorcia-se em convulsões, sacudia-se em crises de choro. Um amigo de Chico ficou impressionado com o estado da criança. Como Deus, tão onipotente, admitia tanta dor?
A resposta veio de acordo com a lógica espírita: você colhe o que planta. Cada um volta à Terra com as sequelas provocadas por si mesmo em vidas anteriores.
Deus não tinha nada a ver com as tragédias alheias. Cada um é responsável pelo próprio céu ou inferno. Emmanuel repetiria a Chico várias vezes:
– O ontem fala mais alto do que podemos admitir no tempo que chamamos hoje.
Do Livro: As Vidas de Chico Xavier. De Marcel Souto Maior
MENSAGENS DE SHAKESPEARE
EU APRENDI Que a melhor sala de aula do mundo está aos pés de uma pessoa mais velha. EU APRENDI Que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer. EU APRENDI Que ter uma criança adormecida em meus braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo. EU APRENDI Que só se deve dar conselho em duas ocasiões: quando é pedido ou quando é caso de vida ou morte. EU APRENDI Que eu sempre posso rezar por alguém quando não posso ajudá-lo de alguma forma. EU APRENDI Que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto. EU APRENDI Que dinheiro não compra « classe ». EU APRENDI Que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular. EU APRENDI Que debaixo da « casca grossa » existe uma pessoa que deseja ser apreciada e amada, e não sabe se manifestar. EU APRENDI Que se a Natureza não fez tudo num só dia. O que me faz pensar que eu possa? EU APRENDI Que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa. EU APRENDI Que eu gostaria de ter dito à minha mãe que a amava, uma vez mais, antes dela morrer. EU APRENDI Que as oportunidades nunca são perdidas, alguém vai aproveitar as que você perdeu. EU APRENDI Que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência. EU APRENDI Que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas está permitindo que essa pessoa continue a magoar você.