Entrevista: Dr. Arismar Léon
PÁGINA 10
GIOVANA CAMPOS giovanatc @ gmail. com De Santos, SP
A discussão na demarcação entre Ciência e Pseudociência continua em nossos dias, sem, no entanto, conseguir chegar a um consenso universal dos critérios de cientificidade, embora vários critérios tenham sidos propostos. Mesmo ainda não existindo um denominador comum nesta demarcação, podemos dizer que o Espiritismo preenche os critérios de cientificidade nestas discussões, tais como os de apresentar uma estrutura teórica advinda de
José de Castro( Espírito)
No livro da existência, cada dia é uma página em branco que confiarás ao tempo, gravada com os teus atos, palavras e pensamentos.
Faze da bondade o motivo central de tua movimentação diária, a fim de que a página sublime não se envileça.
As horas te convidam à escrituração divina.
Cada frase que imprimas no papel dos minutos falará por ti em milhares de seres.
O teu gesto de compreensão e carinho criará simpatia em teu favor em metodologia empírica adequada, consistência lógica, refutabilidade, coerência, abrangência, unidade e simplicidade.
Quais outras colocações você gostaria de deixar sobre a ciência espírita?
Para aqueles que se aprofundam no estudo do Espiritismo, e que o fazem de uma forma sistematizada e sem conceitos a priori, a discussão se o Espiritismo é ou não uma ciência é uma questão superada. O Espiritismo é uma disciplina científica, a primeira e a única até o momento, que demonstra que a consciência sobrevive
O IMORTAL NOVEMBRO / 2017
“ A discussão se o Espiritismo é ou não uma ciência é uma questão superada”
Escrevamos com luz
centenas de criaturas.
A tua palavra de estímulo e entendimento será o apoio abençoado de muitos.
O teu pensamento de auxílio à fraternidade constituirá o amparo de muita gente.
A árvore que plantas será refúgio de reconforto a quem passa.
A fonte que protege representará uma bênção para os viajores do caminho.
A casa que edificas revelar-se-á refúgio e consolo, hoje e amanhã.
O livro de nossa vida influi no destino da comunidade inteira.
Entrevista: Dr. Arismar Léon
( Conclusão da entrevista publicada na pág. 16) após a morte e que estuda a natureza destas consciências, denominadas de espíritos, e de seu mundo, o plano espiritual, bem como as suas interações com o plano físico terreno. Aqueles que ficarem presos unicamente ao estudo do processo experimental-mediúnico da doutrina, poderão satisfazer sua curiosidade, mas perderão o seu aspecto mais importante que é o estudo das abrangentes proposições e pressupostos fornecidos pelos espíritos nas diversas áreas do conhecimento, como a filosofia, metafísica, sociologia, teologia, biologia, física entre outras,
Não adotes a perturbação ou a sombra como elementos de materialização de tuas atitudes e resoluções no curso das horas. A breve tempo, a treva dominaria as páginas de tua jornada e te perderias sem luz por tempo indeterminável. Foge do labirinto. Escreve com luz a história viva de tua romagem pela Terra em caracteres claros e acessíveis, porque amanhã, quando a imortalidade exigir as contas de tua passagem pelo mundo, poderás apresentar-te como aluno aprovado pelo Mestre, à frente do Supremo Senhor.
Do livro Cartas do Coração, obra mediúnica psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier.
E como Deus é Pai, e não feitor, não considera qualquer falta como irremissível, ou seja, imperdoável. Sendo ela qual for, Ele nos concederá incontáveis oportunidades para alcançarmos o sucesso não obtido nesta existência, contudo tenhamos em mente que muitas vezes essas novas verificações acontecerão em situações menos favoráveis do que aquelas experimentadas agora, caso contrário não se realiza o processo de educação do Espírito.
Tudo depende de nós mesmos, está em nossas mãos. Ajamos agora, não posterguemos, aceleremos o processo em curso de regeneração do plane-
mas principalmente no real entendimento da origem e destino da natureza imortal humana e sua interação como o Cosmos e o Criador, dando-nos a diretriz na condução de nossos destinos diante da imortalidade e guiando-nos por leis morais de consequências irrevogáveis.
Gostaria de terminar com o pensamento de Allan Kardec que nos diz que:“ A verdadeira Doutrina Espírita está no ensino que os Espíritos deram, e os conhecimentos que esse ensino comporta são por demais profundos e extensos para serem adquiridos de qualquer modo, que não por um estudo perseverante, feito no silêncio e no recolhimento”.( O Livro dos Espíritos, Introdução, Item XVII).
Prova ou expiação? Eis a questão!( Conclusão do artigo publicado na pág. 5)
ROGÉRIO MIGUEZ rogmig55 @ gmail. com De São José dos Campos, SP ta, pois somos os artífices desta mudança.
Referências:
1
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 3. ed. Comemorativa do Sesquicentenário. Brasília: FEB, 2007. Q. 169.
2 ________.________.
Q. 262.
3
Erraticidade: estado dos espíritos errantes, isto é, não encarnados, durante os intervalos de suas diversas existências corpóreas( Allan Kardec – Instruções Práticas sobre as manifestações espíritas – Vocabulário espírita).
4
_____. O Evangelho segundo o Espiritismo. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. 1. imp. Brasília: FEB, 2013. cap. V,“ Bem-aventurados os aflitos”. item 9.