JGNEWS 226 Ary Barroso JG226ARY | Page 4

Red Bull Music Academy retorna a Berlim em 2018 para celebrar 20 º aniversário

Vinte anos após a primeira edição na capital alemã, a Red Bull Music Academy volta à cidade em setembro de 2018 para evento comemorativo de duas décadas com shows, exposições, palestras e workshops; inscrições estão abertas até 4 de setembro de 2017
Berlim, junho de 2017- A Red Bull Music Academy realiza a próxima edição de sua série de eventos e oficinas musicais em Berlim, na Alemanha, entre 8 de setembro e 12 de outubro de 2018. Depois de passar por diversas cidades do mundo, como Tóquio, Nova York, Melbourne, Cidade do Cabo, Paris, São Paulo e Montreal, a Academia está de volta ao local onde tudo começou( lá em 1998) para celebrar seu 20 º aniversário.
Cada edição da Red Bull Music Academy apresenta um universo próprio, com novos insights e perspectivas sobre a música em geral, uma vez que artistas de diferentes gêneros, países e épocas se reúnem no mesmo lugar e com o mesmo propósito. Para o evento, são selecionados 60 músicos em ascensão dos mais variados estilos, que seguem para a cidade-anfitriã e por lá iniciam uma jornada criativa que dura aproximadamente um mês.
Eles participam de palestras com artistas que moldaram a história da
4 música, trocam conhecimento em sessões feitas em estúdios da Red Bull e colaboram com outros músicos de diferentes cantos do globo. Enquanto isso, a Academia movimenta a cena local ao promover uma série de shows e festas abertos ao público por toda a cidade. Tudo isso cria um ambiente de troca e aprendizado entre veteranos e a nova geração, que podem celebrar juntos o passado, o presente e o futuro da música.
Mais de 1.500 artistas já participaram de encarnações anteriores da Red Bull Music Academy. Entre os brasileiros, estão nomes como Luisa Puterman, Thingamajicks, Érica, Zopelar, Silva e Mauricio Fleury.
POR QUE BERLIM? Quando Jeff Mills se tornou o primeiro artista a sentar num sofá de uma conferência da Red Bull Music Academy, em um galpão de Berlim, em 1998, sua escolha não foi uma mera coincidência. A relação simbiótica desta lenda do techno de Detroit com a cidade de Berlim exemplifica a atitude aberta da capital alemã em relação ao intercâmbio cultural e à inovação criativa. Muito aconteceu em Berlim e no mundo nessas duas décadas desde que a palestra de Mills deu o pontapé inicial ao evento que se tornou uma verdadeira tradição global.
Mesmo que a Academia tenha passado por muitas cidades diferentes, o evento sempre carrega um pedaço de Berlim. Seja sob a forma de palestrantes e membros da equipe de estúdio, como Modeselektor, Moritz von Oswald, Dixon, Mo e Carsten Nicolai, ou com ex-alunos que deixariam sua marca na cena musical da capital alemã( Nina Kraviz, Objekt, Robot Koch e Xosar,

FESTIVAL

para citar somente alguns). Berlim, como sempre foi um lugar de experimentação criativa, de troca e de liberdade pessoal, faz parte do DNA da Red Bull Music Academy.
INSCRIÇÕES Os estilos musicais contemplados pela Academia são tão diversos quanto os países de onde vêm os artistas: a mistura de sons, as habilidades e os backgrounds culturais que compõem cada evento são sempre únicos. Essa combinação tão peculiar de pessoas, perspectivas e atmosferas permite que novas ideias se enraizarem e floresçam após o evento. O convite para participar da Red Bull Music Academy estende-se, portanto, a instrumentistas, produtores, DJs, engenheiros e vocalistas com qualquer nível de experiência. Tudo o que é necessário é estar aberto a colaborações e ter interesse em música.
O formulário de inscrição pode ser baixado do site: redbullmusicacademy. com / apply e deve ser enviado até 4 de setembro de 2017. Cada candidato também deve enviar uma demo musical com até 30 minutos de duração digitalmente pelo site: redbullmusicacademy. com / apply ou em CD. O júri da Red Bull Music Academy anunciará os candidatos selecionados no início de 2018.
JG NEWS, ANO XXI, ED. 226, AGOSTO DE 2017