Jenipapo 1 | Page 9

O livro é a possibilidade de uma viagem sem limites . Ao tomar esse objeto nas mãos, o leitor pode encostar-se em um lugar qualquer. Mas apesar dos milhões de bibliófilos e das apaixonantes descrições do ato de ler, o brasileiro parece não estar convencido das possibilidades de viagem, paixão e aprendizado que um livro pode trazer.

Pesquisas constatam que o hábito da leitura está ligado diretamente à frequência na escola. A informação de que o brasileiro está lendo mais anima um pouco, até olharmos as letras miúdas da mais recente pesquisa lançada. Dos 4 livros que lê durante o ano, o compatriota termina apenas 2.

Brasileiros como Luan de Deus, 28 anos, que nunc foram a uma biblioteca e só leram livros na escola porque, enfim, eram obrigatórios. Luan afirma que os volumes literários o cansam bastante e que nunca foi habituado a gastar tempo com eles “Quando vejo aquele monte de texto em jornal e livro, me desanima. Pelo menos as revistas são mais bonitas e interessantes”.

Para a linguista Marcia Elizabeth Bortone é preciso que escola, pais e comunidade se engajem em um trabalho de incentivo. ‘’Ofertas de livros, ampliação de bibliotecas e aumento de horas dedicadas à leitura no espaço escolar são métodos que as escolas precisam implantar com urgência. A leitura é o grande impasse na educação” ressalta.

“Quando vejo aquele monte de texto em jornal e livro, me desanima."

Você sabia?

De acordo com pesquisas "assistir televisão" é o que os brasileiros gostam de fazer nas horas vagas. "Ler (jornais, revistas, livros e textos na internet)" ficou em sétimo lugar. Mas se comparado com as pesquisas passadas, os dados colhidos não são tão ruins, uma vez que o mercado brasileiro de livros está aquecido.

Pesquisa:

Na apuração dos dados, o Centro- Oeste foi a região brasileira que mais se destacou,. A média de livros lidos pela população foi de 2,2 livros, um pouco superior que a média nacional de 1,85 exemplar.

09