Os dados históricos são interessantes porque afunilam maus as relações ja próximas entre HQ e cinema, colocando ambos não apenas dentro de um patamar comum, que os gerou o advento da modernidade, dos avanços científicos e da cultura de massas no fim do século 19-, como também localiza os dois meios de expressão dentro de uma origem de um mesmo gênero: a comédia.
Esta ligação não seria à toa e não perderia a continuidade em mais de 30 anos de trajetória dos quadrinhos. An-tes que os quadrinhos tivessem seu espectro de atuação tecnologia, tudo se resume à “química” que se pode produzir. A simplicidade do processo material da produção das histórias em quadrinhos acaba sendo sua malea-bilidade expressiva,e à capacidade de representar a partir transformação do traço.
Os dados históricos são interessantes porque afunilam maus as relações ja próximas entre HQ e cinema, colocando ambos não apenas dentro de um patamar comum, que os gerou- o advento da modernidade, dos avanços científicos e da cultura de massas no fim do século 19-, como também localiza os dois meios de expressão dentro de uma origem de um mesmo gênero: a comédia. Esta ligação não seria à toa e não perderia a continuidade em mais de 30 anos de trajetória dos quadrinhos. Antes que os quadrinhos tivessem seu espectro de atuação do proporcional à Cabe a reflexão: o que então poderão a partir de agora , os quadrinhos?
A trajetória histórica comprova bem o potencial expressivo dos quadrinhos.
13