Intelligent CIO LATAM Edição 18 | Page 58

ESTUDO DE CASO
Da esquerda : Murilo Barbosa , vice-presidente de Vendas , Ericsson ; Marcelo Melchior , CEO , Nestlé ; e José Formoso ,
CEO , Embratel
O equipamento permite que uma pessoa de fora tenha a visão de dentro da planta , podendo , inclusive , realizar manutenção de forma remota . Agora , com o 5G implementado , todo esse ecossistema digital se tornará ainda mais confiável , disponível e abrangente .
“ A operação nacional da Nestlé será referência em um projeto inédito no qual poderá usufruir , na prática , dos benefícios do 5G para a indústria 4.0 . Com nossos parceiros , que acreditaram desde o início neste projeto pioneiro , proporcionaremos maior otimização à operação , de forma a alcançar

A SOLUÇÃO DE REDES PRIVATIVAS 5G DA ERICSSON FOI PROJETADA DESDE O INÍCIO PARA PERMITIR QUE AS ORGANIZAÇÕES GERENCIEM SUAS REDES E SE INTEGREM AOS SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE OPERADORAS .

importantes índices de produtividade e eficiência para a indústria . Esse é mais um passo na jornada de inovação e transformação digital realizado pela Nestlé no País , em especial em nossa fábrica de Caçapava , conhecida por desenvolver as novas tecnologias que são , posteriormente , implementadas em outras unidades industriais da empresa ”, afirma Marcelo Melchior , CEO da Nestlé Brasil .
“ Entre os diferenciais que a tecnologia 5G proporciona ao ambiente industrial destacam-se a alta taxa de transferência de dados , a latência , que no nosso caso faz muita diferença porque os dados serão transferidos dentro da rede até 25 vezes mais rápido que no 4G , e a ampla quantidade de dispositivos que podem ser conectados em uma mesma rede . Essas características proporcionam uma nova realidade à indústria que vai mudar e simplificar o ambiente físico da fábrica . Todos os parceiros envolvidos estão aprendendo num nível de profundidade maior porque começamos a atuar do zero , onde tudo é novo . Em um futuro próximo , teremos a experiência única de já saber como fazer ”, explica Gustavo Moura , gerente do Programa de Transformação Digital para Operações da Nestlé Brasil .
O 5G também vai levar enormes benefícios para a operação de veículos autoguiados ( AGV ) na fábrica . Com redução na latência , o controle do equipamento passa a ocorrer quase em tempo real e de forma remota , possibilitando que seja usado com mais segurança , prevenindo riscos de colisões . Além disso , vai permitir uma maior complexidade da operação , adicionando mais AGVs , e impactando positivamente na capacidade produtiva da fábrica . Por fim , o uso do 5G pode promover no futuro o aumento substancial do volume de dados , permitindo integrar nos equipamentos sistemas de visão computacional e inteligência artificial de forma remota .
A escolha pela solução da Ericsson neste novo projeto considerou sua capacidade de ser uma rede privativa dedicada que conta com um portal de gerenciamento de rede baseado em nuvem e um aplicativo de solução de problemas criado para atender às necessidades de autogestão por usuários de Tecnologia da Informação ( TI ) e Tecnologia de Operação ( OT ) industrial em qualquer parte da fábrica , mantendo os dados confidenciais seguros no local . Com a integração da solução com a rede 5G da Claro e da Embratel , está sendo colocado em prática um projeto que irá ampliar as possibilidades de automação da planta para a utilização de novas aplicações .
“ A solução de redes privativas 5G da Ericsson foi projetada desde o início para permitir que as organizações gerenciem suas redes e se integrem aos sistemas de gerenciamento de operadoras . Altamente resistente a intrusões e ataques , a solução garante que as operações críticas de negócios atendam aos mais rigorosos requisitos de segurança . Fornecendo cobertura confiável e completa em todo o local , interno e externo , a solução de redes privativas 5G da Ericsson oferece conectividade com baixíssima latência , alto rendimento e alta densidade de
58 INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA www . intelligentcio . com / latam-pt