Intelligent CIO LATAM Edição 28 | Page 42

DESTAQUE : SEGURANÇA EM NUVEM
Além disso , o número de usuários que enviaram informações para aplicativos em nuvem aumentou 4 % entre julho de 2022 e junho de 2023 , em linha com outras regiões .
OneDrive é o aplicativo mais popular entre os usuários da América Latina , seguido por Google Drive e Microsoft Teams . Os aplicativos do Google têm mais importância na América Latina , enquanto os aplicativos da Microsoft são mais difundidos em outras regiões , com exceção do OneDrive e do Outlook . Aplicativos de comunicação , como WhatsApp , Google Chat e Slack , são mais reconhecidos entre os usuários da América Latina em comparação com outras regiões .

O USO INDEVIDO DE APLICATIVOS EM NUVEM PARA A DISTRIBUIÇÃO DE MALWARE PERMITE QUE OS ATACANTES CONTORNEM CONTROLES DE SEGURANÇA QUE DEPENDEM PRINCIPALMENTE DE LISTAS DE BLOQUEIO DE DOMÍNIOS E URLS OU QUE NÃO INSPECIONAM O TRÁFEGO EM NUVEM .

Distribuição de Malware em nuvem
A popularidade da entrega de malware baseada em nuvem em organizações latino-americanas aumentou significativamente nos últimos 12 meses , passando de 47 % em julho de 2022 para 71 % em junho de 2023 .
Como resultado , as taxas médias de download de malware durante esse período são ligeiramente mais altas em comparação com outras regiões , com 61 % dos downloads de malware por usuários latino-americanos , em comparação com 57 % em outras áreas .
Os atacantes tentam permanecer despercebidos distribuindo conteúdo malicioso por meio de
aplicativos em nuvem populares , como o OneDrive , que representa 21 % de todos os downloads de malware em nuvem , seguido pelo Amazon S3 ( com uma média de 11 % de usuários nos últimos 12 meses ) e o Outlook ( contribuindo com 7,5 % dos downloads ).
O uso indevido de aplicativos em nuvem para a distribuição de malware permite que os atacantes contornem controles de segurança que dependem principalmente de listas de bloqueio de domínios e URLs ou que não inspecionam o tráfego em nuvem .
A América Latina tem uma média mais alta de downloads de malware na nuvem em comparação com outras regiões , com uma média de 61 %, sendo a segunda maior , atrás apenas da Austrália . Os tipos mais comuns de malware bloqueados pela Netskope na América Latina foram trojans , seguidos por downloaders e backdoors .
Os trojans bancários Grandoreiro e Mekotio estão entre as principais famílias de malware bloqueadas pela Netskope na América Latina . LockBit e BlackCat se destacam entre os ransomwares mais comuns bloqueados pela Netskope durante o mesmo período . No que diz respeito aos backdoors , Remcos , Quakbot e NjRAT ( também conhecido como Bladabindi ) foram os principais programas maliciosos bloqueados pela Netskope .
42 INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA www . intelligentcio . com / latam-pt