Intelligent CIO LATAM Edição 27 | Page 57

ESTUDO DE CASO

A

Rumo , maior operadora de ferrovias do Brasil , e a Embratel anunciaram a ampliação da cobertura do sinal 4G da Claro em toda a Serra de Santos , em São Paulo , Brasil , para apoiar a operação de locomotivas na região . O projeto , faseado em duas etapas , realizou a instalação de 41 antenas de transmissão , que já estão 100 % operacionais , nos 41 km entre as estações Evangelista e Paratinga .
Um grande avanço na circulação de trens da região já está ocorrendo , levando maior autonomia e redução no tempo de comunicação entre maquinistas e o Centro de Controle Operacional ( CCO ) da Rumo , garantindo rapidez e agilidade no compartilhamento de informações .
A Rumo , que administra o principal corredor ferroviário do País , entre Rondonópolis ( Mato Grosso ) e o Porto de Santos ( São Paulo ), está utilizando o serviço de transmissão 4G por meio de chips da Claro , com projeto desenvolvido pela Embratel . O objetivo é otimizar a comunicação entre trens e o CCO , reduzindo o tempo de trânsito do trecho e aumentando a eficiência logística da operação .
“ Nossas composições contavam até então com sistema de comunicação via satélite neste trecho de serra ”, disse Marco Andriola , CIO da Rumo . “ Devido à topografia local , o sinal por satélite não oferece boa cobertura na serra , uma área de grande complexidade pela densidade de trens , causando impacto na circulação . Agora , temos uma redução de cerca de 97 % no tempo de envio de informações entre trens e CCO , o que fez com que nosso delay caísse , em alguns casos , de sete minutos para poucos segundos . Além disso , o maquinista tem um ganho importante em termos de segurança , uma vez que pode acionar , com maior velocidade , as equipes nos 41 km de serra ”.
A estrutura robusta projetada pela Embratel permite mais agilidade no rastreamento em tempo real das composições . “ No trecho da serra , há uma área de

NOSSAS COMPOSIÇÕES

CONTAVAM ATÉ ENTÃO COM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO VIA

SATÉLITE NESTE TRECHO DE SERRA , DEVIDO À

TOPOGRAFIA LOCAL , O SINAL POR SATÉLITE NÃO

OFERECE BOA COBERTURA NA SERRA , UMA ÁREA DE GRANDE COMPLEXIDADE

PELA DENSIDADE DE TRENS , CAUSANDO

IMPACTO NA CIRCULAÇÃO .

www . intelligentcio . com / latam-pt INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA 57