Intelligent CIO LATAM Edição 27 | Page 44

OPINIÃO DO CIO
O objetivo da IA nas redes sociais é adoçar nossos olhos e ouvidos para que gastemos cada vez mais tempo , tornandonos autômatos digitais .
Juan José López Murphy , chefe de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Globant

Inteligência Artificial : desumanizando a máquina e humanizando a pessoa

Juan José López Murphy , chefe de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Globant , reflete sobre o papel da tecnologia na vida das pessoas , tendo em vista que há uma certa inversão dos papeis em relação à humanização das coisas . Além disso , ele faz um alerta sobre a conscientização das pessoas em relação ao uso de ferramentas , como a Inteligência Artificial , a fim de promover boas práticas de uso e garantir um futuro mais saudável a todos .

Quando falamos em Inteligência Artificial , podemos resgatar a discussão desse tema tão atual na dramaturgia de alguns anos atrás . Um exemplo disso é a trama do filme “ Ela ”, lançado em 2013 e protagonizado por Joaquín Phoenix , que levanta questões à frente de seu tempo e que surpreendentemente valem hoje : podemos humanizar uma “ máquina ” a ponto de nos apaixonarmos por ela ?

O filme , que conta a história de Theodore , um escritor solitário que enfrenta um difícil processo de divórcio , que protagoniza com Samantha , que é intuitiva , alegre e tem uma voz sensual . Seus mundos se conectam , primeiro em uma amizade e depois em um intenso romance . Eles falam sobre arte , vida e amor . Discutem , riem , brigam e até se tornam sexualmente íntimos . Formam um casal como outro qualquer , exceto por um detalhe : ele é de carne e osso e “ She ”,
44 INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA www . intelligentcio . com / latam-pt