Intelligent CIO LATAM Edição 27 | Page 32

PEGUNTA DA EDITORA

DEVERÁ O DESENVOLVIMENTO DOS FUTUROS DATA CENTERS SER DEFINIDO PELA SUA SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA ?

O relatório recentemente lançado pela Serverfarm , Colaboração entre Centro de Dados e TI para Reduzir o Carbono , é leitura obrigatória , apresentando argumentos para que CIOs , CTOs e líderes de data centers enfrentem de frente os desafios de ESG , descarbonização e sustentabilidade que o setor enfrenta ao buscar verdadeiros centros de dados e TI com emissão zero de carbono . Essencialmente , o relatório defende o fim do pensamento isolado que a Serverfarm vê como impedimento para ações reais de sustentabilidade na área de TI e data centers , e propõe uma mudança para a colaboração na descarbonização da infraestrutura digital em toda a pilha de TI e data centers .

Alcançar a agenda de sustentabilidade será impossível sem tecnologia . Todos os entrevistados na pesquisa com 560 empresas com mais de US $ 1 bilhão em receita disseram que a tecnologia era ‘ importante ’ ou
‘ muito importante ’ para atingir suas metas de sustentabilidade .
O documento destaca ganhos em sustentabilidade em cada camada dessa infraestrutura , à medida que os CIOs e CTOs passam a compreender o perfil de consumo de energia e emissões de carbono de sua infraestrutura digital e operações . Uma abordagem combinada de cima para baixo e de baixo para cima para medir o impacto de sustentabilidade de cada camada da infraestrutura , segundo o relatório , começa a produzir resultados tangíveis se , em cada camada , for considerada a compreensão do desempenho energético e da pegada de carbono da infraestrutura subjacente . Coletar e compreender esses dados , segundo o relatório , informará a estratégia e economizará recursos em termos de uso de energia , espaço e tempo .
Os data centers são onde a infraestrutura física da Internet se encontra com os serviços digitais que impulsionam eficiências econômicas e atuam como facilitadores de sustentabilidade . A digitalização é um grande impulsionador da descarbonização . De acordo com uma pesquisa da Accenture de 2022 : “ Alcançar a agenda de sustentabilidade será impossível sem tecnologia . Todos os entrevistados na pesquisa com 560 empresas com mais de US $ 1 bilhão em receita disseram que a tecnologia era ‘ importante ’ ou ‘ muito importante ’ para atingir suas metas de sustentabilidade .”
Dentro desse contexto , afirma o relatório , os papéis dos CIOs e dos gerentes sêniores de data centers na consecução das metas de sustentabilidade corporativa são indiscutíveis . Mas eles não podem atuar olhando separadamente apenas metade do quadro . Maior colaboração com base em dados compartilhados é vital . Quando há tanto a avaliar , certamente é hora de definir o desenvolvimento futuro de centros de dados com base na sustentabilidade ecológica .
32 INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA www . intelligentcio . com / latam-pt