Intelligent CIO LATAM Edição 26 | Page 73

NOSSA PARCERIA COM A LIFEBIT NOS FORNECERÁ AS CONEXÕES INTERNACIONAIS PARA VINCULAR COM SEGURANÇA OS DADOS BRASILEIROS A OUTROS CONJUNTOS DE DADOS AO REDOR DO MUNDO .
OBSERVATÓRIO DA INDÚSTRIA

NOSSA PARCERIA COM A LIFEBIT NOS FORNECERÁ AS CONEXÕES INTERNACIONAIS PARA VINCULAR COM SEGURANÇA OS DADOS BRASILEIROS A OUTROS CONJUNTOS DE DADOS AO REDOR DO MUNDO .

A fornecedora de software de medicina de precisão baseada em Londres , Lifebit , fechou parcerias com duas iniciativas inovadoras de genômica populacional no México e no Brasil para ajudar a diversificar a pesquisa genômica e reduzir a desigualdade na área de saúde na América Latina .

O uso da tecnologia federada da Lifebit permitirá que pesquisadores de todo o mundo se conectem e acessem de maneira segura os valiosos e sensíveis dados genômicos mantidos pela gen-t ( com sede em São Paulo ) e pela Omica . bio ( localizada na Cidade do México ) de maneira segura e em conformidade com as regulamentações .
Atualmente , 78 % de todos os dados genômicos disponíveis para pesquisa provêm de pessoas de ascendência europeia branca , enquanto menos de um por cento é de pessoas de origem latinoamericana / hispânica – um desequilíbrio que limita significativamente o impacto das descobertas científicas para aqueles que vivem na região . Como um problema geral , 97 % dos dados de saúde em todo o mundo são inacessíveis ou inutilizáveis devido a :
• O aumento nas restrições legais e regulatórias ao acesso de dados para manter informações sensíveis privadas ;
• Conjuntos de dados estão aumentando em tamanho e podem ser difíceis de gerenciar , tornando difícil para os pesquisadores acessarem fisicamente os dados corretos para suas análises ;
• Conjuntos de dados frequentemente se tornam isolados , pois residem em organizações e locais diversos em todo o mundo , com leis de governança personalizadas que restringem o acesso e / ou o movimento dos dados .
Para ajudar a enfrentar essa desigualdade , a gen-t e a Omica . bio optaram por se associar à Lifebit – uma líder em tecnologia segura para pesquisa biomédica – para garantir que os dados que estão coletando possam ser acessados , de forma ética e segura , para pesquisas em ciências da vida . O objetivo é beneficiar as populações locais na América Latina e , por meio da expertise da Lifebit , a pesquisa de saúde populacional em todo o mundo .
A gen-t foi fundada por especialistas líderes em pesquisa genômica e tem como objetivo incluir a população brasileira na medicina de precisão , recrutando 200 mil participantes para coletar com segurança dados sobre sua saúde , DNA e estilo de vida . Concentrando-se principalmente em pessoas de origens socioeconômicas mais baixas , o programa da gen-t inclui exames de saúde gratuitos e um acompanhamento de saúde a cada ano durante cinco anos .
“ Nossa parceria com a Lifebit nos fornecerá as conexões internacionais para vincular com segurança os dados brasileiros a outros conjuntos de dados ao redor do mundo e aumentar a disponibilidade de recursos genômicos mais diversos para pesquisa . Isso é vital para sustentar essa iniciativa e garantir que as pessoas no Brasil possam se beneficiar dos mais recentes medicamentos e descobertas científicas ”, afirmou Lygia V . Pereira , professora , CEO e cofundadora da gen-t Science .
No México , a Omica . bio está liderando uma revolução na biotecnologia ética . Através de sua rede de biobancos orientados pela comunidade , eles se associam a comunidades desfavorecidas e grupos de pacientes únicos para fornecer aos pesquisadores globais conjuntos de dados diversos relacionados à saúde . Fundamentada nos princípios de pesquisa justa e equitativa , a Omica . bio tem como missão colocar as comunidades latino-americanas na vanguarda da inovação biomédica .
www . intelligentcio . com / latam-pt INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA 73