Intelligent CIO LATAM Edição 26 | Page 57

ESTUDO DE CASO

A

Embratel , a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários e o Complexo Industrial Portuário de Suape se uniram para levar inovação ao porto pernambucano , localizado em Ipojuca , na Região Metropolitana do Recife . Pela primeira vez na América Latina , foi instalada uma rede 5G Standalone ( SA ) privativa na faixa 3,5GHz em um porto .
O projeto utilizou a quinta geração de Internet móvel da Claro e câmeras inteligentes integradas com uma solução de Video Analytics para automatizar e otimizar os processos logísticos de identificação e monitoramento de entrada e saída de veículos armazenados no atracadouro .
A Prova Conceito ( PoC ) foi realizada em parceria com a Atos , que forneceu a solução de Video Analytics ; da Nokia , que disponibilizou e implementou a infraestrutura 5G SA , com o rádio gNodeB , do seu portfólio AirScale , o próprio Core 5G SA cloud-native e seu orquestrador ; da Amazon Web Services ( AWS ), provedora de Nuvem para a iniciativa ; e da Arsitec e Spirent , para autenticação dos dispositivos .
Suape é um porto-indústria , ocupa área de 17,3 mil hectares e está interligado a mais de 250 portos em todos os continentes . O espaço destinado ao Hub de Veículos conta com três pátios públicos para o armazenamento dos automóveis e capacidade de movimentação anual de 250 mil carros , o que mostra um enorme potencial de digitalização .
Com o alto fluxo de veículos , para importação e exportação , que passam pelo complexo , mensalmente , diversas etapas manuais de identificação e monitoramento eram necessárias , tornando o processo repetitivo e demorado . Para

A IMPLEMENTAÇÃO DO 5G PERMITIU QUE DIVERSOS

PROCEDIMENTOS MANUAIS FOSSEM REFORMULADOS EM AÇÕES DIGITALIZADAS , COM SEGURANÇA , DISPONIBILIDADE ,

BAIXÍSSIMA LATÊNCIA E VELOCIDADE NA

COMUNICAÇÃO .

www . intelligentcio . com / latam-pt INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA 57