Intelligent CIO LATAM Edição 26 | Page 46

OPINIÃO DO CIO conectando da mesma área local – como seria o caso se eles fossem compradores concentrados em uma loja – você vai querer saber sobre esse risco para que seus desenvolvedores possam mitigá-lo ( o que eles podem fazer , por exemplo , escrevendo lógica que distribui igualmente as solicitações entre conjuntos concentrados de usuários ). Caso contrário , seu aplicativo não fornecerá de forma confiável a experiência prometida aos clientes e você provavelmente perderá receita .
Como segundo exemplo , considere uma operadora de rede móvel que promete conectividade 5G aos clientes . Os testes de caos podem ajudar uma empresa como essa a determinar se dispositivos com pouca energia da bateria terão dificuldade em alcançar a conectividade em níveis de 5G , por exemplo , e como a interferência de outros dispositivos pode afetar a conectividade .
A lista de exemplos poderia continuar , mas o ponto é simples o suficiente : Qualquer empresa que precise saber como defeitos em dispositivos móveis ou redes podem afetar a experiência do usuário deve adicionar os testes de caos à sua estratégia de testes móveis .
Para incluir os testes de caos em suas operações de testes móveis , você precisa de um ambiente de teste que permita criar caos sob demanda . conectividade de rede fraca ou comportamento errático do dispositivo devido à baixa energia da bateria , e executar testes móveis nessas condições permite avaliar como o seu aplicativo se comportará em um ambiente menos que perfeito . Por sua vez , esses testes podem ajudar os desenvolvedores a identificar maneiras de melhorar o desempenho do aplicativo em condições incomuns .
Como exemplo do mundo real de por que você pode querer injetar caos nos testes móveis , imagine que você é um varejista e fornece aos seus clientes um aplicativo móvel que eles podem usar em suas lojas para localizar e pesquisar itens nas prateleiras . Se o seu aplicativo apresentar taxas de resposta lentas quando muitos clientes estiverem
Você não pode fazer isso de forma eficaz ao testar em dispositivos móveis baseados em nuvem , porque não é possível simular problemas como interferência de Bluetooth em uma nuvem de dispositivos . Em vez disso , você precisará configurar sua própria chamada “ câmara de isolamento ”, que é um espaço físico que abriga um conjunto de dispositivos móveis desconectados da infraestrutura externa . Lá , você pode controlar completamente todos os aspectos do ambiente para testar sob as condições caóticas que são relevantes para você .
Nem todos os testes móveis precisam incluir o caos . Às vezes , você só deseja realizar testes de compatibilidade para garantir que seus aplicativos funcionem conforme o esperado em diferentes dispositivos , navegadores e sistemas operacionais . Os testes de caos não são úteis para esse propósito .
Mas se você deseja levar sua estratégia de testes móveis para o próximo nível e garantir que oferece uma experiência de usuário ideal , mesmo em condições menos ideais , um pouco de teste de caos faz toda a diferença . Isso fornece insights sobre como o hardware e o software móvel interagem no mundo real , não apenas no mundo quase perfeito de um ambiente de teste móvel padrão . p
46 INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA www . intelligentcio . com / latam-pt