Intelligent CIO LATAM Edição 26 | Page 29

INFOGRÁFICO municípios sem acesso ou com acesso parcial à banda larga fixa estão nas zonas rurais do Chile .
“ A solução para as brechas de conectividade que ainda persistem , especialmente em áreas remotas e rurais , requer uma abordagem multidisciplinar e do setor público , envolvendo os diferentes níveis de governo local , regional e nacional , bem como o setor privado . O compromisso multissetorial é fundamental para reduzir as brechas que persistem e evoluem em uma sociedade em que já é evidente o quão essencial é a conectividade em todas as esferas das atividades humanas ”, disse José Otero , vice-presidente para a América Latina e o Caribe da 5G Americas .
“ Nas telecomunicações , não há soluções únicas para o mundo rural . A infraestrutura digital está cada vez mais pressionada e chegará um momento em que as operadoras terão que definir muito bem como continuar prestando serviços aos usuários ; e nessa equação o mundo rural tem que aparecer como prioridade . Devemos agir rapidamente , porque , caso contrário , mais de um terço da população chilena que vive em territórios rurais ficará à margem da sociedade digital ”, garantiu Rodríguez Pino .
Entre as alternativas que o IDICAM propõe diante desse cenário , estão incluídos incentivos para estimular o investimento ; fundos para subsidiar a demanda e a oferta ; e criar ecossistemas regionais com permissionárias e concessionárias comunitárias e cooperativas de serviços .
Estima-se que 83 % da superfície do Chile corresponda a municípios rurais . Nas principais áreas urbanas do país existe um elevado nível de concorrência na oferta de serviços , com até 6 operadoras operando em 7 por cento dos municípios . Mas , em contrapartida , em 41 por cento dos municípios do território nacional existe apenas uma operadora que presta serviços . p
www . intelligentcio . com / latam-pt INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA 29