Intelligent CIO LATAM Edição 25 | Page 82

PALAVRA FINAL

Como a Inteligência Artificial , o chatbot e o ChatGPT podem otimizar o setor de saúde

Sandra Maura , CEO da TOPMIND , nos conta que ferramentas de IA podem agilizar processos na área da saúde , ajudar na economia de custos , e dar mais autonomia aos pacientes , renovando o funcionamento de hospitais e a oferta de serviços

O chatbot já é uma realidade no atendimento aos consumidores de muitas empresas e a cada dia se torna mais presente nos mais diversos setores da economia por ser um recurso que otimiza o atendimento , assim como as experiências dos clientes . A tecnologia se encaixa perfeitamente na busca por inovação , que é uma tendência global entre as companhias que buscam a Transformação Digital . Essa jornada , que vinha evoluindo nos últimos anos , agora passou por um salto tecnológico acelerado pelo progresso da Inteligência Artificial ( IA ) e pela chegada do ChatGPT .

Os robôs virtuais que conhecemos representam o começo do uso de recursos de IA e destacam-se pela capacidade de obedecer a comandos pré-definidos . Eles se encaixam à função de tirar dúvidas e são capazes de realizar procedimentos de atendimento que aceleram , e muito , o relacionamento das empresas com os clientes . Eles foram criados e treinados para acelerar a execução de tarefas repetitivas que eliminam a burocracia e permitem aos humanos se concentrarem em funções mais estratégicas no trabalho .
Nos hospitais , os ganhos são inúmeros . Ao automatizar triagens no atendimento emergencial , por exemplo , o tempo de espera diminui , os pacientes passam a ter mais autonomia para resolver pequenas ocorrências e o hospital economiza custos , assim como o tempo dos atendentes . Por meio do chatbot , pacientes podem realizar pagamentos de consultas via aplicativos de mensageria e também agilizar esse processo .
82 INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA www . intelligentcio . com / latam-pt