Intelligent CIO LATAM Edição 25 | Page 35

PEGUNTA DA EDITORA

Não é novidade que a pandemia da Covid-19 transformou , de forma definitiva , a relação das empresas e pessoas . Neste cenário , a consolidação da Transformação Digital , que até então era uma tendência pensada como um projeto futuro , foi imediatamente requisitada para que as organizações pudessem se comunicar , produzir e comercializar seus produtos e serviços num formato digital .

A pandemia imprimiu uma complexidade tecnológica inexistente em épocas anteriores . E os avanços e mudanças em termos de digitalização , modernização e inovação devem continuar . Por isso , passa a ser essencial às corporações a modernização de infraestruturas e de sistemas internos e externos para melhorar o acesso , a experiência , a comunicação e a disponibilização de produtos e serviços . Certamente , será uma tarefa complexa , pois estamos tratando de um arcabouço que exige a integração de inúmeros sistemas às infraestruturas físicas ou virtualizadas , em ambientes próprios , de terceiros ou compartilhados , além do uso de múltiplas plataformas .
Para realizarem essa transição e endereçarem essas demandas , as organizações podem contar com provedores de serviços , integradores e consultorias . E , neste ponto , a iniciativa de apoiar e impactar as empresas na modernização deve ultrapassar a visão de negócios . Ou seja , por meio das suas capacidades tecnológicas , essas parceiras devem conhecer as necessidades de cada setor , estar conectadas às tendências e ter como foco a transformação das empresas e das pessoas , buscando , assim , uma sociedade mais desenvolvida e engajada . que uma estratégia de negócio , estamos falando da mudança na qualidade de vida das pessoas . Também é necessário levar em consideração a realidade e a cultura de cada organização , o que abrange a situação financeira , a localização geográfica e as questões estruturais , entre outros aspectos .
Os avanços do mercado em direção à modernização digital são evidentes em todos os segmentos , das pequenas empresas até as grandes corporações . Vivemos o reflexo dessa evolução no dia a dia , consumindo bens e serviços produzidos e disponibilizados por meios impactados pelas mudanças tecnológicas evidenciadas com a pandemia . Avançamos e a tendência é continuar evoluindo neste caminho , de herança digital , para atender às necessidades do cidadão atual , seja no papel de consumidor final , colaborador ou qualquer outro . É hora de reinventar a sociedade . p
Avançamos e a tendência é continuar evoluindo neste caminho , de herança digital , para atender às necessidades do cidadão atual .
O conjunto de habilidades se faz mais do que o necessário , pois a estrutura tecnológica passou a ser apenas o meio para atingir os objetivos . Mais do
RICARDO SCHEFFER , CEO DA SONDA BRASIL
www . intelligentcio . com / latam-pt INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA 35