CONHEÇA escritório , monitorando as operações , posso ficar tranquilo .
Se você pudesse voltar atrás e mudar uma decisão de carreira , qual seria ?
Acredito que teria estudado mais idiomas e começado a aprender outras línguas antes do que comecei . Dominar uma língua estrangeira e ser fluente pode ajudar muito na carreira , pois uma coisa é conseguir se comunicar , outra é falar como se fosse um nativo .
O que você identifica atualmente como as principais áreas de investimento em seu setor ? sendo que esses são fatores intrínsecos ao processo de inovação .
Que mudanças você viu em seu cargo no ano passado e como você acha que elas se desenvolverão nos próximos 12 meses ?
A segurança é um ponto que está em alta , sem considerar as tecnologias associadas aos processos Building Information Modeling ( BIM ).
Quais são os desafios específicos da região na implementação de novas tecnologias na América Latina ?
Há uma questão cultural na falta de planejamento e visão de longo prazo , vejo muitos investimentos sendo barrados em função de não se ter um Return on Investment ( ROI ) no curto prazo . Associado a isso , também temos a questão de que todos querem inovar , mas ninguém quer errar , falhar , correr riscos ,
Está havendo uma maior profissionalização na área , com a TI sendo considerada um elemento de gestão e não uma executora de projetos . Acredito que essa seja uma tendência .
Que conselho você daria a alguém que aspira a uma posição de nível C em seu setor ?
Se for uma pessoa com formação em tecnologia , ela deve se dedicar no entendimento e aprendizado de negócio , além de gestão , pois sem uma visão estratégica consolidada do negócio , nenhum técnico chegará ou se consolidará no nível C . p
Sobre o Construtivo
O Construtivo é uma empresa de tecnologia com DNA de engenharia . Pioneira no conceito de nuvem , atende aos maiores projetos de infraestrutura do Brasil . Fundado em 2000 como uma joint venture do Grupo Santander , o Construtivo passou por um processo de Management Buy-Out ( MBO ) em 2004 e se tornou uma empresa nacional .
Atendendo mais de 100 mil usuários e cerca de 200 clientes ativos , entre eles Norte Energia , AES , CPFL , EDP , Taesa , Alupar , CTG , Energisa , CSN , Rumo , Promon , Concremat , EGIS , Intertechne , Systra , LBR , Voith , Andritz e Weg , a empresa mantém uma sede em São Paulo e uma filial em Porto Alegre .
O Construtivo tem como carro chefe a plataforma Colaborativo , ofertada na modalidade de serviços ( SaaS ) e que é a base para uma solução de integração para os processos BIM .
Combinados a outras tecnologias oferecidas pelo Construtivo , o Colaborativo e o BIM levam Transformação Digital ao setor , que pode aproveitar o know-how de mais de 23 anos da
empresa em CAD e o pioneirismo na modelagem das informações da construção .
Referência em gerenciamento de processos com especialização em engenharia civil , a empresa atende áreas como energia , transporte , saneamento , ferrovia , administração pública , manutenção , entre outras .
“ O compromisso sempre é buscar o melhor e pelo melhor custo . A associação do conhecimento de engenharia com a utilização de uma plataforma , ao invés do desenvolvimento tradicional , leva a uma entrega de solução muito rápida e eficaz , em uma fração de tempo que os clientes estão habituados a contratar ”, afirmou Granadeiro .
Sobre Marcus Granadeiro
Marcus Granadeiro é sócio-diretor do Construtivo , engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP , certificado em BIM com ênfase em Gerenciamento de Projetos pelo RICS – Royal Institution of Chartered Surveyors ( MRICS ) e em Transformação Digital pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts ( MIT ).
80 INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA www . intelligentcio . com / latam-pt