Intelligent CIO LATAM Edição 20 | Page 24

TENDÊNCIAS
O Gartner indica que os CIOs deveriam desempenhar um papel fundamental na avaliação de riscos corporativos e , se necessário , na rearquitetura de sistemas . Eles precisarão gerenciar ou explorar quatro facetas distintas da geopolítica digital :
1 . Proteja a soberania digital ciente do ambiente legal e explicar a outros executivos como a organização de TI está preparada para oferecer suporte tecnológico e conformidade para toda a empresa .
2 . Construir uma indústria local de tecnologia
A soberania digital será uma fonte primária de obrigações de conformidade complexas , dinâmicas e em expansão para as multinacionais . Os governos abordam esse assunto por meio de seus poderes legislativos e regulatórios , com leis de privacidade ( como a LGPD , no Brasil ), além de se concentrarem na legislação extraterritorial . As empresas que lidam com os cidadãos de uma jurisdição são obrigadas a cumprir suas normas , independentemente da localidade da sua matriz ou onde seus clientes residem .
Os CIOs deveriam estar engajados de forma proativa para garantir que o modelo operacional e as práticas da organização de TI reflitam a legislatura e regulamentos em vigor . O papel desses líderes é estar
A indústria de tecnologia é de grande interesse para os formuladores de políticas públicas em todo o mundo devido a seu tamanho , rápido crescimento , importância estratégica , receita tributária , possibilidades de emprego e falta de exigência de uma vantagem específica de recursos nacionais . Muitos governos estão investindo no desenvolvimento de tecnologias locais .
Os esforços para estabelecer uma indústria nacional de tecnologia oferecem aos CIOs novas oportunidades de envolvimento proativo junto aos seus governos . Eles devem localizar iniciativas
A soberania digital será uma fonte primária de obrigações de conformidade complexas , dinâmicas e em expansão para as multinacionais .
24 INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA www . intelligentcio . com / latam-pt