Intelligent CIO LATAM Edição 14 | Page 62

ESTUDO DE CASO

A concessionária de energia elétrica Jamaica Public Service ( JPS ) gera e distribui eletricidade para mais de 680 mil clientes . A empresa se concentra em continuar a crescer e inovar enquanto expande os canais digitais . Seu esforço mais recente para melhorar a experiência digital de seus clientes envolveu a construção do MyJPS Mobile and Web Application .

A JPS optou por usar a Amazon Web Services ( AWS ) por sua flexibilidade , escalabilidade e economias de escala , que a empresa usou para criar melhorias para seus clientes por uma fração do custo de sua solução local . Desde então , a distribuidora de eletricidade continuou a se beneficiar de um conjunto de serviços da AWS , incluindo uma solução da AWS chamada AWS Instance Scheduler , que ajuda as empresas a controlar seus custos de recursos da AWS configurando agendamentos de início e parada para serviços da AWS . Na AWS , a JPS pode ativar e desativar automaticamente seus portais da Web e móveis e outros aplicativos de missão crítica para reduzir drasticamente seus custos de nuvem .
Migrando aplicativos de missão crítica para a nuvem
A JPS é uma empresa de energia elétrica integrada e a única distribuidora de eletricidade na Jamaica , operando usinas de energia , usinas hidrelétricas e milhares de quilômetros de linhas de energia . A empresa queria criar uma solução completa baseada na web e móvel que oferecesse aos clientes uma experiência digital aprimorada para tarefas relacionadas ao gerenciamento de seus serviços , como fazer pagamentos on-line em tempo hábil . No entanto , cerca de 90 % da infraestrutura da JPS estava no local , o que era caro e não era robusto nem elástico o suficiente para suportar as iniciativas planejadas .
“ Nossa configuração de infraestrutura anterior não oferecia o nível de escalabilidade e elasticidade instantânea de que precisávamos ”, disse Phillip Hamilton , especialista em TI e infraestrutura da JPS . “ Adaptabilidade e tempo de lançamento no mercado são fundamentais para nossos projetos ”.
Para modernizar sua infraestrutura , a JPS optou por migrar para a AWS por sua ampla gama de serviços . “ A AWS estabeleceu um alto padrão como provedor de nuvem com sua acessibilidade e histórico de sucesso ”, disse Hamilton .
No início de 2020 , a JPS começou a projetar sua infraestrutura na AWS para dar suporte ao novo portal da web e aplicativo móvel . A empresa recebeu um suporte valioso da equipe da AWS , que foi especialmente importante nos estágios iniciais , quando a criação de suporte interno para o projeto era crucial .
“ O primeiro desafio foi migrar nosso enorme arquivo de contas e não tivemos problemas para fazer isso usando os serviços da AWS ”, disse Hamilton . “ Depois do sucesso de mover terabytes de dados da noite para o dia , não ficamos mais tímidos com a nuvem ”, completou .
Até o final de 2021 , a JPS aumentou sua presença na nuvem em mais de 90 % como resultado de sua nova confiança na AWS .
62 INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA www . intelligentcio . com / latam-pt