Intelligent CIO LATAM Edição 14 | Page 30

ÚLTIMOS PROJETOS
4

1 ARGENTINA

2

COLÔMBIA
O Ministério das Relações Exteriores da Argentina organizou uma missão comercial presencial do setor de software no Paraguai , composta por 40 empresas argentinas . A oferta exportável desta delegação empresarial inclui software especializado nos setores de TI , finanças , seguros , educação , agricultura e saúde . As empresas participantes estão sediadas nas províncias de Buenos Aires , Chaco , Córdoba , Corrientes , Entre Ríos , Formosa , Mendoza , Santa Fé , Tucumán e Cidade Autônoma de Buenos Aires . A Subsecretaria de Promoção do Comércio e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores organizou a missão .
A Colômbia está em um processo de transição energética decorrente da aprovação do CONPES , que estabelece políticas públicas para garantir metas de redução de gases de efeito estufa em 51 % até 2030 e neutralidade carbônica até 2050 . A expectativa é que o governo recém-eleito dará um novo impulso às energias renováveis , mantendo ou melhorando os incentivos fiscais para estes projetos . A Colômbia possui uma infraestrutura de geração de eletricidade de quase três mil projetos solares fotovoltaicos , mais de 20 parques solares e três parques eólicos totalizando cerca de 1000 MW de geração , equivalente a uma redução aproximada de um milhão de toneladas de emissões de CO 2
.

3 PARAGUAI

4

MÉXICO
O programa Open Innovation OpnX lançou o ‘ FitCamp OpnX ’ que busca conectar grandes corporações que enfrentam desafios de inovação a empreendimentos de tecnologia emergentes ( startups ) que podem ajudar a resolver esses desafios . Open Innovation OpnX é financiado pelo BID Lab , executado pela União Industrial Paraguaia ( UIP ) e com o apoio metodológico da Wayra Hispam , área de inovação aberta e fundo corporativo do Grupo Telefónica Movistar na América Latina . A OpnX é formada por 14 empresas paraguaias – Banco Continental , Asismed , Patria Seguros , Datasystems , Visión Banco , Luminotecnia , Idesa , Mi Tierra , Sallustro , Alex , Grupo von Bargen , Epesa , Agencia Debroca e Copipunto - que buscarão soluções tecnológicas inovadoras de ou empresários latino-americanos .
O Congresso mexicano começou a discutir uma iniciativa para incluir as atividades espaciais como área prioritária para o desenvolvimento nacional . Para isso , a proposta é capacitar o Congresso da União para legislar sobre as atividades espaciais . A proposta foi apresentada pelo deputado federal Jesús Alberto Briano Borunda , do partido Movimento Nacional de Regeneração , e foi dirigida à Comissão de Ciência , Tecnologia e Inovação . As decisões em torno dessa questão influenciarão até mesmo a reforma da constituição do país para ganhar acesso econômico ao espaço .
30 INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA www . intelligentcio . com / latam-pt