Intelligent CIO LATAM Edição 13 | Page 32

PERGUNTAS DO EDITOR

A “ FADIGA DO MEDO ” ( UMA DESMOTIVAÇÃO PARA SEGUIR OS COMPORTAMENTOS DE PROTEÇÃO RECOMENDADOS ) ENTRE OS FUNCIONÁRIOS REPRESENTA UMA SÉRIA AMEAÇA À CIBERSEGURANÇA DE SUAS EMPRESAS ?

A

Malwarebytes , líder global em proteção cibernética , anunciou as descobertas de sua última pesquisa examinando como o impacto da pandemia global e uma força de trabalho híbrida crescente estão afetando a segurança cibernética e mudando a face dos ambientes de trabalho para sempre .
“ Temos mais ameaças chegando em redes pessoais menos seguras e um aumento nos ataques de força bruta para atingir as empresas por meio de protocolos de desktop remotos . Precisamos de uma abordagem holística que proteja os funcionários , independentemente da rede em que estejam ou do dispositivo que estejam usando ”.
Na primavera de 2020 , quando a pandemia da Covid-19 estava começando , a Malwarebytes pesquisou 200 tomadores de decisão de TI ( ITDMs ) e executivos de nível C sobre como os bloqueios afetaram suas práticas de segurança cibernética . 18 meses depois , a Malwarebytes pesquisou ITDMs e executivos C-suite novamente .
“ Embora as organizações tenham mostrado grande versatilidade ao mudar para ambientes de trabalho dispersos durante a pandemia , também trouxe à tona a necessidade de uma abordagem de segurança totalmente diferente e mais robusta que ofereça mais educação e suporte aos funcionários ”, disse Adam Kujawa , diretor da Malwarebytes Laboratórios .
O relatório , Still Enduring From Home , revela como a pandemia em andamento e a força de trabalho remota e híbrida resultante estão reformulando a forma como as organizações e os funcionários protegem os dados , bem como seus sentimentos sobre ameaças cibernéticas .
Os novos dados sugerem que a complacência provocada pela fadiga do medo é uma ameaça crescente para crimes cibernéticos e perda de dados :
• A pesquisa da Malwarebytes descobriu que 61 % reconhecem que os funcionários estão enfrentando fadiga de medo , com 27 % se sentindo particularmente sobrecarregados pelo medo .
• Quase 80 % dos entrevistados relataram algum nível de cansaço ou “ fadiga do medo ” dentro de sua organização .
Definida como a “ desmotivação para seguir os comportamentos de proteção recomendados , surgindo gradualmente ao longo do tempo e afetada por uma série de emoções , experiências e percepções ”, a fadiga do medo pode muitas vezes levar a comportamentos descuidados , como abrir um anexo de e-mail sem examinar adequadamente o remetente ou negligenciar para ativar uma VPN enquanto estiver usando um WiFi público .
32 INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA www . intelligentcio . com / latam-pt