Intelligent CIO LATAM Edição 11 | Page 53

DESTAQUE : RANSOMWARE

Como o ransomware está desestabilizando o seguro cibernético – e o que fazer sobre isso

Com a ascensão das técnicas de Ransomware-as-a-Service ( RaaS ), ataques de dupla extorsão e o baixo custo dos kits de ransomware , índices de perdas insustentáveis convulsionaram o mercado de seguros . Thom Langford , advogado de Segurança Global da SentinelOne , discute que para que para que as empresas se protejam do ransomware , elas precisam parar de escolher entre investir em uma pilha de segurança melhor ou obter cobertura de seguro

Costumava ser relativamente fácil para as empresas garantir o seguro cibernético . De fato , muitas seguradoras alavancaram a subscrição de fluxo de caixa em apólices cibernéticas para aumentar seus livros com prêmios e , como resultado , os corretores geralmente conseguiram garantir uma cobertura cibernética geral para seus clientes a um bom preço .

No entanto , com argumentos sobre se esse modelo de seguro seria sustentável a longo prazo , as ameaças cibernéticas em evolução estão testando a resiliência das organizações . Em resposta , os provedores de seguros cibernéticos estão se tornando mais versados e responsivos a ameaças específicas de segurança cibernética , desencadeando mudanças nas tendências de seguros . Em particular , o cenário atual de ameaças de ransomware significa que não apenas a bolha do seguro cibernético está prestes a estourar , como todo o sistema corre o risco de se desestabilizar completamente .
A ameaça de ataques de ransomware está aumentando em termos de volume e valor monetário . Quando os operadores do REvil exploraram um bug no software Kaseya VSA em julho , os criminosos solicitaram US $ 50 milhões pela chave de descriptografia universal . Para colocar isso em contexto , uma estimativa de todos os pagamentos de extorsão de ransomware para 2020 totalizou US $ 350 milhões .
www . intelligentcio . com / latam-pt INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA 53