PERGUNTAS DO EDITOR
A capacidade de inovar tornou-se um dos eixos mais importantes para as empresas em todo o mundo enfrentarem os desafios dos mercados . Esta capacidade de inovação é conseguida principalmente com processos e recursos , mas , sobretudo , com talento humano .
A inovação não é fácil e motivar as equipas de trabalho a persistirem no seu processo criativo é vital porque , caso contrário , pode ser contraproducente . Devem ter as ferramentas e o tempo que lhes permitam inovar para que a expectativa de um resultado favorável não seja uma obrigação de curto prazo .
Para reter o talento humano por meio da inovação , as equipes de trabalho devem ser estimuladas a detectar problemas , para que possam desenvolver soluções criativas que resolvam o problema e obtenham satisfação para si mesmas . É feito usando sua criatividade e experiência sem se prender a esquemas clássicos nos quais os caminhos críticos são determinados .
Segundo o Manual de Oslo ( 2005 ), a inovação de processos relacionada à implementação de novos métodos que utilizam técnicas ou softwares é a mais indicada para ser incorporada à cultura corporativa por estar relacionada às tecnologias da informação . Ao detectar um problema na empresa , a equipe deve estar orientada a encontrar uma solução criativa , mas não pode deixar de utilizar um método que facilite a realização inovadora . Caso contrário , a inovação pode ser diluída ao longo do tempo e não obter resultados .
À medida que a cultura da inovação está sendo incorporada , é de grande importância incentivar a colaboração usando ferramentas digitais e a troca de ideias com uma abordagem interdisciplinar que promova os conceitos que levarão a um objetivo de sucesso sob diferentes pontos de vista . Essa troca interdisciplinar de ideias irá permear o processo de inovação contribuindo para a retenção de tecnologia e talento humano de diversos departamentos .
É razoável pensar que a cultura da inovação não é mensurável apenas pelo número de produtos que gera ,
É fundamental que os CIOs sejam parte ativa da cultura de inovação , facilitando tudo o que puderem para orientar adequadamente o processo criativo .
mas também pela assimilação de uma mentalidade e método de trabalho que facilita outros processos criativos que geram produtos e serviços inovadores .
Por fim , é fundamental que os CIOs sejam parte ativa da cultura de inovação , facilitando tudo o que puderem para orientar adequadamente o processo criativo e apoiar o talento humano que investe sua energia e conhecimento para alcançar um resultado alinhado com as organizações e seus próprios interesses . p
DIEGO FELIPE ROJAS , CIO , DIGITAL WARE
www . intelligentcio . com / latam-pt INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA 35