INTEGRALMENTE INTEGRALMENTE | Page 16

Bullying: a violência que mais cresce no mundo.

Por Cindy Bruniely
Conhecido como o grande vilão do ambiente escolar, o bullying tem desestruturados muitos adolescentes. Diferente do que muitos pensam, esse não é um fenômeno atual, muito pelo contrário, ele sempre existiu e vem afetando particularmente os jovens da nossa geração que em suma sofrem bullying.
A história do bullying começou quando Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega que no fim da década de 1970 resolveu estudar o comportamento estudantil e em sua conclusão descobriu que os jovens sofriam com ameaças. Esse estudo contribuiu para que esse comportamento fosse combatido. Ou seja, você aí que fala que bullying é culpa da nova sociedade, a famigerada“ geração mimimi” ou que é tudo falta de surra, se enganou. Atualmente a taxa de suicídio entre adolescentes é de 27 %.
“ Em 2013 divulgaram uma foto“ íntima” minha nas redes sociais, fiquei desesperada, muito triste e brava...”, disse uma aluna anônima do Severino de Queiroz.“ Depois disso fiquei com medo de confiar nas pessoas, e sempre me lembram disso. Meus pais ficaram bravos, foram ao fórum e descobriram que era montagem, mas não tomaram providências judiciais. Procurei a direção da escola várias vezes pra denunciar o que estavam fazendo comigo, mas nenhuma providência foi tomada”.
Taxa de suicídio entre adolescentes é de 27 %
Outra aluna,“ MB” conta que sofreu bullying, por causa de suas alergias, seus pais também não tomaram providências sobre, nem a escola.“ Até hoje tenho baixa autoestima e falta de confiança em mim mesma”, disse ela. Isso é muito comum, mesmo sabendo do bullying os pais e as instituições não tomam providências para que o problema seja resolvido.
O período da adolescência é considerado pelos psicólogos o pior para o ser humano, é preciso muita atenção a esses tipos de problemas, que podem futuramente causar danos psicológicos. O ato do bullying é inerente a todos; coisas como rir ou fazer piada da aparência dos outros e exclusão são muito recorrentes no mundo adolescente, é possível afirmar que todo adolescente já praticou bullying e consequentemente sofreu o mesmo.
As escolas e pais quase sempre negligenciam o bullying e suas consequências, dificultando o processo de superação e quando se procura ajuda o problema é visto como“ Uma fase”. Muito menos ajudam os conselhos que são:“ Ignora que passa”,“ Não dá corda que eles param”, são frases que são muito ouvidas, às vezes há até uma promessa de que o problema será resolvido, mas não é.
16