A Geometria é uma das poucas coisas que está presente em quase todos os lugares em que estamos, e muitas vezes ela passa completamente despercebida por nós.
Pense na seguinte questão: como seria o mundo sem o estudo da Geometria?
Certamente ainda viveríamos em cavernas e caçaríamos para viver. O ser humano não teria a capacidade de erguer estruturas sólidas, realizar projetos e analisar dados (através de gráficos, por exemplo), entre muitas outras coisas, que poderíamos ficar infinitamente listando.
O teto parado sobre a sua cabeça só não desaba em cima de você pois foram feitos cálculos geométricos que definiram a estrutura que deveria ser feita para sustentá-lo. Caso esse teto tenha sido feito sem nenhum tipo de critério geométrico ele não se sustentaria, ou pior, cairia em cima da sua cabeça - a Geometria salvou a sua vida! Agradeça a ela!
Bem, deixemos de ser trágicos e vamos a nossa primeira conclusão sobre a Geometria como Ciência: o seu estudo é essencial para o nosso desenvolvimento como civilização.
"Geometria" no dia a dia
Sabemos que a geometria acompanha o homem desde a Antiguidade e está presente nos objetos dos nossos dias a dia, na natureza, nas construções e até nas artes, tudo isso começou com a necessidade de medir terras pois no Egito as cheias que assolava anuais provocadas pelo rio Nilo que destruías as demarcações dos campos e plantações. Quando as águas voltavam ao seu nível normal, não se tinha, mas divisões aí eles dividiam novamente então foi daí que nasceu a geometria conhecidas hoje como geometria euclidiana.
9