Inominável Inominável #14 | Page 83

83

LEITURAS

opinião mais conhecedora pode ajudar no click que faltava. Eu gosto de aprender e de me desafiar, por isso tenho alguma dificuldade em perceber quem só lê livros simplistas de seguida, sem sair do registo meses e meses a fio. Não que eu não os leia, não é isso, até os trato pelo nome carinhoso de “pastilha-elástica”, porque cumprem o propósito de entreter. E não, não é preciso mergulhar sempre em livros densos. Por vezes apetece apenas relaxar.

Nem sempre é fácil escolher a próxima leitura, qualquer viciado em livros tem muitos por ler, e não é raro que, mesmo assim, a leitura seguinte ainda não exista no rol em stand-by. Canais, blogues e redes sociais podem ajudar (e ajudam) na selecção do “senhor que se segue”, mas é preciso que chamem a atenção pela diferença, mostrem a beleza de um livro escrito, por exemplo, há mais de cem anos, provem a sua actualidade e desafiem quem os vê, lê ou ouve a mergulhar fora do terreno pantanoso das edições em barda.

Há muitos livros excelentes, são publicadas obras de grande valor que ficam no fundo das pilhas e gavetas, ou que nem aparecem nos expositores. Admiro quem os divulga de forma descomprometida, apenas pelo prazer de dar leitores a um livro.

@IGNITE

Nº 14 - Junho 2018