Inominável Inominável #13 | Page 16

16

Damos agora um salto até 1983, quando um dos meus realizadores preferidos contracena com a mulher, Anne Bancroft, no filme “To be or not to be”.

Inominável

Mel Brooks participa nesta longa-metragem como um actor de teatro, num dos poucos filmes realizados pelo coreógrafo Alan Johnson.

A acção decorre na Polónia ocupada pelo Terceiro Reich com momentos hilariantes e muito bem conseguidos. Uma comédia que é um primor!

Em 1985, numa breve crítica que escrevi para um jornal entretanto desaparecido, dizia logo no início: “Um Lugar no Coração é mais que as interpretações dos actores”.

Não foram inocentes os dois Óscares conseguidos por este filme. O realizador Robert Benton pegou numa história simples, mas com arte e engenho conseguiu apresentar-nos uma obra muito boa. O enredo baseia-se na luta de uma mulher pela manutenção da sua casa após a morte do marido. Todavia, neste filme surge um John Malkovich muito novo num papel de um cego, quase brilhante. Já para não falar de Danny Glover, outra presença de alto nível. Portanto, mais um filme simplesmente fantástico.

Poderia ainda referir muitas outras películas desta época como: “Excalibur” ou “Terra Sangrenta”, só para referir alguns que me vieram à memória, assim de supetão. Mas oportunidades não faltarão para falar deles. Vejam bom cinema.

A gente lê-se por aí!