Já o brinde era considerado um presente, algo como um amuleto que dava sorte a quem o encontrasse. Infelizmente, a tradição deixou de ser o que era, e o uso destes dois símbolos foi proibido. E quem nunca “esburacou” o Bolo Rei para encontrar o brinde que coloque o dedo no ar. Por isso, nesta minha versão de Bolo Rei, se quiserem e forem saudosistas como eu, podem colocar o brinde e até mesmo a fava.
Aqui fica a Receita:
650 g de farinha sem fermento
30 g de fermento fresco
100 g de margarina
100 g de açúcar
180 ml água
1 cálice de vinho do Porto
250 g de frutas cristalizadas e frutos secos
2 ovos + 1 ovo para pincelar
1 colher de sobremesa de sal
1 brinde
1 fava
Comece por ativar o fermento juntando-lhe 150 gr de farinha e 80 ml de água. Dissolva e deixe a repousar por 15 minutos.
Entretanto junte aos ovos o açúcar, a margarina e mexa bem com as mãos. Coloque a seguir o vinho do Porto, a água restante, a farinha e o sal e amasse até ficar com uma massa homogénea. Junte então a massa de fermento e volte a amassar até ficar macia. Misture as frutas, molde uma bola e deixe repousar por 30 minutos numa taça polvilhada com farinha.
Passado esse tempo, coloque a assar sobre papel vegetal e dê-lhe a forma de bolo rei. Espete no bolo, neste momento, a fava e o brinde envolto em papel vegetal. Deixe repousar por mais 50 minutos.
Quando a massa estiver levedada, pincele o bolo com um ovo batido, decore com a fruta e vai ao forno previamente aquecido nos 180º durante 30/35 minutos.
Se tiver um forno de lenha, experimente e comprove as diferenças.
Sirva acompanhado com um cálice de vinho do Porto ou com um chá, rodeado da família e à frente da lareira.
Bom Apetite!
Nº 5 - Dezembro 2016
31