Incluída no “cinturão de fogo do Pacífico”, e mesmo sendo um país pequeno, a Costa Rica tem no seu território o “modesto” número de 112 vulcões, cinco dos quais estão actualmente activos. São uma das grandes atracções do país, captando a atenção de turistas e cientistas, e são também um elemento importante da diversidade natural da Costa Rica – que conta, nos seus reduzidos 51 mil km2 (pouco mais de metade do território de Portugal continental), com 5% da biodiversidade do nosso planeta.
É em parte devido às muitas erupções vulcânicas ocorridas em milénios passados que o solo da Costa Rica é fértil e rico em minerais. Esta fertilidade contribuiu para uma florestação densa do território, onde habitam milhares de espécies de animais, árvores e plantas tropicais diferentes, e fez da Costa Rica um país naturalmente soberbo e um destino incontornável para os amantes da vida selvagem e do ecoturismo.
Os vulcões mais emblemáticos da Costa Rica estão inseridos em áreas classificadas como parque nacional, e nalguns deles é possível não só passear mas também praticar diversas actividades, das mais radicais às mais tranquilas.
Nº 5 - Dezembro 2016
13