28
por Alexandre Álvaro
O desporto, em todas as suas modalidades, é uma constante na vida humana desde há centenas de anos. A maneira como o vemos desde meados do século XX – em casa, através da televisão – é quase um dado adquirido no dia-a-dia da nossa sociedade.
Em Portugal, o futebol é visto, revisto e debatido nos jornais, televisões e cafés a toda a hora. Nesse hábito, apenas uma coisa mudou: o desporto em si. O futebol, ou qualquer outra modalidade que vemos hoje em dia, não é o mesmo que se via há 50 anos. As regras, equipamentos, técnicas e tácticas, modos de transmissão e tecnologias incorporadas têm vindo a alterar-se de uma maneira lenta e ininterrupta, tanto que quase não damos pela mudança.
Hoje quero fazer um apanhado de algumas das maiores mudanças no desporto nas três principais vertentes: regras, tecnologia e maneira de jogar.
FUTEBOL: 1863
Esta é, talvez, a maior mudança da história do futebol: a regra do fora-de-jogo foi introduzida em 1863. Em moldes semelhantes aos dos dias de hoje, um jogador tinha de ter três defesas entre si e a linha de golo (alterado para dois em 1925 e para poder estar em linha com o penúltimo defesa em 1990) para poder receber um passe. Até aí, qualquer jogador à frente da linha da bola estaria fora-de-jogo, em semelhança ao que acontece no rugby.
Do preto e branco
às cores