Inominável - Ano 2 Inominável Nº10 | Page 25

No ano seguinte viria o filme de Thomas Edison que a seguir se representa:

Daqui para o verdadeiro cinema foi um salto. Mesmo a preto e branco, porque só em 1929 se conseguiria fazer o primeiro filme a cores. Foi a Warner Bros, com o seu sistema Technicolor.

Ora bem, no dealbar do século XX, mais propriamente em 1907, a estrela masculina do cinema, Max Linder, surge num filme denominado “Iniciação de patins”, onde aquele actor decide aprender a patinar no gelo. Com relativo sucesso…

Nº 10 - Outubro 2017

Todavia, a sucessão de filmes que surgiram a partir deste trouxeram-nos até hoje algumas das figuras mais carismáticas do cinema tanto a preto e branco como mudo, como era usual na época.

O inovador Charlie Chaplin, a bela Florence Lawrence (quiçá a primeira grande diva do cinema), o já referido Max Linder, o lendário Rudolfo Valentino, o inesquecível Douglas Fairbanks e a memorável Mary Pickford foram alguns dos muitos artistas que tiveram enorme sucesso no cinema monocromático.

Também Portugal teve os seus êxitos a preto e branco. Todos nós conhecemos de sobra e já vimos inúmeras vezes os filmes dos anos trinta e quarenta realizados por Cottinelli Telmo, Arthur Duarte ou António Lopes Ribeiro.

25