Inominável Inominável #16 - Page 34

ANIMAIS & MAIS

por Golimix

34

Depois de ter ficado assente que não vou à bola com o Sr. Cesar Millan e as suas teorias, resta-me deixar aqui um pouco das teorias das quais partilho e, além disso, alertar para um facto: treinar um cão pode ser um verdadeiro desafio, e muitas vezes ouvimos falar no treino positivo, tentamos fazê-lo, e terminamos a não conseguir associar aquilo que pretendíamos que o nosso peludo aprendesse. E, claro, ficamos frustrados e temos tendência a desistir.

Malta, calma. É preciso antes de mais ter muita paciência, perseverança, constância, e saber que o animal que temos à frente está a aprender a falar a nossa linguagem; para ele deve ser uma frustração ainda maior não entender o que é que o seu companheiro humano quer!

O ideal, claro, seria levar um cão a um bom centro de treino, mas nem todos os donos têm possibilidades financeiras para isso. Portanto, vou deixar alguns conselhos exequíveis e muito básicos para treinarem o vosso amigo peludo.

Primeiro é necessário entendermos a definição de reforço positivo, que envolve a adição de um estímulo de reforço na sequência de um comportamento. E esse estímulo positivo, e agradável, faz com que seja mais provável que o comportamento que desejamos se repita no futuro.

Há muitas coisas que pode escolher como reforço positivo; por exemplo, o mais usado são os biscoitos. Algo bem saboroso e que o seu peludo adore!

Tente quadradinhos de fiambre de frango ou de peru (nunca porco), croquetes, pequenos e que não sejam duros, isto para que o cão não perca muito tempo a mastigar e se distraia. Acho que dá para entender a ideia.

Inominável

ENCANTO

Treino positivo

(ainda contra Cesar Milan)

a queda de um

(2)