Contar com terceiros
Ter um suporte de seus fornecedores de serviço, sempre disponível, ganha um peso considerável ao seu plano de recuperação de desastre, principalmente internet, voz de dados.
Datacenter secundário
O objetivo do datacenter secundário é principalmente para desastres naturais, como terremoto, furacão.
Plano de armazenamento (Storage)
Se você tiver algum tipo de storage que suporta a aplicação crítica no datacenter primário, você precisa ter um solução similar em seu site remoto também. Por motivos de desempenho, os servidores no datacenter remoto devem ter as mesmas características dos servidores de produção do datacenter primário. No entanto, para o storage, se você tiver um storage SAN high-end de um grande fornecedor no site principal, pode-se considerar o uso de um storage SAN high-end de um fornecedor de pequeno porte, que pode custar-lhe muito menos, com configuração e desempenho semelhante.
Replicar dados para o site remoto da base de uso
Sincronizar os dados entre o datacenter primário e o datacenter secundário é uma situação crítica de implementação do plano de recuperação de desastre bem-sucedida, uma vez que listou todas as aplicações que precisa ser replicadas para o site remoto, você agora precisa descobrir como irá sincronizar os dados entre esses dois locais para todas as aplicações, por exemplo replicar o banco de dados oracle utilizando a tecnologia de replicações utilizadas pelo fabricante do storage ou você pode da um dataguard para replicar estes dados. Ambas soluções tem suas vantagens e desvantagens e você tem que analisá-las cuidadosamente e escolher aquela que se encaixa no seu orçamento e escopo do plano de Recuperação de Desastre.
Backup
Backups são muito importantes em um plano de Recuperação de Desastre. Quando fizer o backup de seu banco de dados, deve armazenar este backup em quatro locais. Backups são praticamente inúteis se você não restaurá-los em um servidor de teste para confirmar que estão funcionando corretamente.
Info Tech / Junho, 2015 5