InfoTech 1 | Page 4

O SIG

(Sistema de Informação Geográfica)

O SIG (Sistema de Informação Geográfica) é uma ferramenta que consiste em buscar informações de um espaço geográfico para auxiliar nas tomadas de decisões.

Ele coleta os dados, armazena, recupera, manipula, visualiza e analisa dados espacialmente referenciados a um sistema de coordenadas conhecido, trazendo respostas como a localização, tendência, movimento, rotas, proximidades, padrões, simulações. Por exemplo, um GPS, a pessoa fornece sua localização e a ferramenta lhe retorna qual a melhor rota, onde tiver menos transito, onde é mais perto etc., para chegar ao seu destino.

O SIG é constituído por um conjunto de programas computacionais, o qual integra dados, equipamentos (software e hardware), dados, informações, procedimentos e pessoas, e conta com algumas tecnologias como Cad, cartografia numérica, banco de dados, detecção remota. O SIG separa a informação em diferentes camadas e armazena as para consultas posteriores, pois assim essas informações ficam em um banco de dados e para cada consulta que é feita, o sistema relaciona os dados existentes trazendo uma resposta em forma topológica dos objetos.

Os modelos mais comuns em SIG são o modelo vetorial e o modelo raster

No caso do modelo de SIG vetorial, o foco das representações centra-se na precisão da localização dos elementos no espaço. Para modelar digitalmente as entidades do mundo real utilizam-se essencialmente três formas espaciais: o ponto, a linha e o polígono.

O modelo de SIG raster centra-se nas propriedades do espaço, compartimentando-o em células regulares (habitualmente quadradas, mas podendo ser retangulares, triangulares ou hexagonais). Cada célula representa um único valor. Quanto maior for a dimensão de cada célula (resolução) menor é a precisão ou detalhe na representação do espaço geográfico.

Info Tech / Março, 2015 4