Informativo AACO/MG 3ª Edição | Page 2

Editorial- Palavra do Presidente
2
Editorial- Palavra do Presidente
Associação se faz com doação de todos!
Associação se faz com doação, não só financeira, mas também de tempo, de conhecimento, de companheirismo e de altruísmo.
Nesse sentido, comemoramos o primeiro ano de fundação da AACO com muitas conquistas. Realizamos inúmeros cursos, seminários e eventos a fim de capacitar e recapacitar nossos associados, dentro do processo de difusão da cultura jurídica. Estivemos presentes representando os advogados associados em diversas solenidades, reuniões e encontros de interesse da classe advocatícia e da sociedade.
Mostramos a que viemos, advogados, bacharéis e estudantes de direito, unidos e trabalhando por um bem maior, por melhores condições de trabalho, melhor capacitação profissional, melhoria no ordenamento jurídico e melhoria na execução dos serviços judiciais.
Há muito ainda por fazer, sempre haverá, mas estamos caminhando. De pouco mais de 100 fundadores saltamos para mais de 400 associados, confirmando que o associativismo ainda é a melhor via, pois juntos somos mais fortes. Podemos conferir nessa edição do nosso informativo as ações de novembro do ano passado a abril de 2017.
Neste ano, abraçamos duas campanhas de cunho social de grande importância para a sociedade, a campanha de doação de sangue, incentivando a doação e cadastramento de medula óssea e a campanha de sensibilização sobre o Fundo para Infância e Adolescência- FIA, objetivando aumentar o repasse do imposto de renda para o FIA beneficiando entidades divinopolitana.
Com o apoio jurídico da AACO, a APAC recebeu mais de meio milhão de reais para início da construção de sua sede, grande conquista para Divinópolis. Realizamos seminário com grande doutrinador brasileiro Dr. Humberto Teodoro Júnior, dentre outros cursos e palestras com palestrantes de renome no campo do direito.
Reunidos com outras entidades, participamos ativamente contra a reforma da previdência na tentativa de barrar esse escárnio do Governo Federal com os brasileiros. Fizemos parcerias beneficiando associados e sociedade civil em geral. Denunciamos posturas irregulares de alguns ditos profissionais e de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.
Nas próximas páginas registramos um pouco do trabalho da AACO nesses últimos seis meses, convidamos você a vir conhecer mais sobre nossa associação e participar ativamente de nossos projetos, pois precisamos fortalecer o todo para colhermos os benefícios. A AACO é somente um CNPJ que existe devido às pessoas que a compõe e a constrói. Portanto, vamos todos colocar a mão na massa e fazermos dessa associação a mais atuante do centro-oeste de Minas.
EXPEDIENTE Conselho Administrativo da AACO Presidente Dr. Sérgio Martins. Vice-Presidente Dr. Manoel José Brandão Teixeira Júnior. Secretário Geral Dr. Adriano Ribeiro Fernandes. Editora responsável: Alinne Andrade( MG-10.224.411) Diagramação: Giane Lopes- Tiragem 2000 exemplares. Av. Antônio Olímpio de Morais, 545 sl 514, Centro, Divinópolis / MG CEP: 35500-005 – Ed. Empresarial Costa Rangel.
consultoria @ aacomg. org. br | www. aacomg. org. br Contato( 37) 3015-0808

AACO e SINCONDIV lançam campanha de sensibilização sobre o FIA

A

AACO e SINCONDIV lançam campanha de sensibilização sobre o FIA – Fundo para Infância e Adolescência, em um encontro com entidades classistas, entidades filantrópicas e a imprensa.
O encontro foi realizado na sede do Sindicato dos Contabilistas, reuniu representantes do Sincondiv, CDL, Acid e Sincomércio, Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, Conselho de Defesa da Infância e Juventude, do Geec, Samaritana, Associação Missão Maria de Nazaré, APAE, dentre outras.
A presidente do Conselho em Defesa da Infância e do Adolescente de Divinópolis, Michele Teixeira, informou que nos últimos quatro anos, o repasse do FIA caiu mais de 50 %. Para ela, essa queda é reflexo do desconhecimento das empresas e das pessoas físicas sobre o fundo.
A coordenadora de recursos humanos e convênios do Instituto Helena Antipoff e APAEE, Soraya
Marques, conta que a quadra da entidade foi construída com recursos do FIA.“ Isso foi há 10 anos, quando foi instituído o FIA. De lá para cá, a arrecadação vem diminuído, pois são as mesmas empresas que contribuem e o número de entidades aumentou. Antes o FIA correspondia a 30 % da verba arrecadada pela APAE, hoje é somente 5 %”, analisou.
A campanha visa aumentar o repasse do IR que poderá ser transferido pelo contribuinte para o FIA, através do Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Divinópolis, para ajudar entidades filantrópicas da cidade.
“ O repasse do FIA não onera o contribuinte, o percentual é deduzido do valor que a pessoa física ou jurídica deverá pagar o IR. O contribuinte irá decidir onde será aplicada parte do seu imposto e quem será beneficiado, ou seja, trata-se de uma relocação de impostos a recolher”, afirma Sérgio Martins.
AACO denuncia exercício ilegal da profissão

A

Associação dos Advogados do Centro- Oeste de Minas apresentou denúncia na OAB de Formiga, OAB de Divinópolis, Ministério Público de Formiga e Polícia Civil de Divinópolis, contra pessoas vêm praticando supostos crimes e contravenções penais tais como crime de falsidade ideológica, estelionato e de exercício ilegal da profissão.