Mercado
Smurfit Kappa destaca crescimento no varejo e no e-commerce
Manuel Alcalá , CEO da Smurfit Kappa no Brasil
Presente no Brasil desde 2015 , a Smurfit Kappa vem avançando nos últimos anos em várias frentes . A companhia fortaleceu sua posição dentro do mercado de e-commerce , especialmente no momento da pandemia , com um forte apelo por soluções customizadas e sustentáveis .
No varejo , possui centros de tecnologia integrados para conseguir descobrir , através de análise de dados , exatamente o que o consumidor enxerga quando para em frente a uma prateleira , ajudando assim seus clientes a alcançarem os seus objetivos . Nós conversamos sobre este e outros temas com Manuel Alcalá , CEO da Smurfit Kappa Brasil , para saber mais das metas e objetivos da empresa . Confira :
Panorama atual
Foi um ano muito bom , especialmente pela aceleração da vacinação . A Smurfit Kappa possui um posicionamento sustentável e tem know-how na área de e-commerce , que cresceu durante a pandemia , e estávamos preparados para isso . Capitalizamos esse know-how que tínhamos na sustentabilidade para aplicar no e-commerce .
Na área de negócios , a Smurfit Kappa fechou o primeiro semestre com 781 milhões de euros em Ebitda , crescimento de 11 % em relação ao ano passado , então no ponto de vista de negócios , a Smurfit teve dois anos muito favoráveis .
Chegamos no final de 2015 no país e tivemos um crescimento importante em todas as áreas , tanto em volume como rentabilidade e crescimento . Estamos felizes com o posicionamento no Brasil .
Quando o cliente recebe a embalagem com o produto , a embalagem passa a ser de fato uma experiência . O unboxing é um ponto muito importante . Temos esta preocupação em nossos mais de 20 centros de experiência pelo mundo . São mais de mil designers conectados em plataformas de inovação , que compartilham os projetos .
Fazemos o “ lift and shift ”. Se há um projeto inovador no Brasil , qualquer designer do mundo pode pegar essa inovação , cortar no plotter , imprimir e entregar ao cliente lá , fazendo a customização de acordo com normas e costumes de cada país .
Investimento em tecnologia
Estamos investindo muito na área de high graphics com praticamente uma máquina ao ano . Será o terceiro ano em que instalamos mais um sistema completo e estamos investimento novamente em high graphics porque vemos que a luta na prateleira no varejo vai voltar .
Disputa no varejo
Click here to english version
O consumidor fica no supermercado 20 minutos ; destes , 17 só caminhando . Ele passa 3 minutos para escolher 15 categorias , então são 12 segundos por categoria .
Desta forma , a embalagem tem que ser parte do elemento que ajuda a vender mais . Como ? Facilitando a navegação na prateleira e a visibilidade . Um produto na parte de baixo no canto esquerdo é pouco visto porque se você não é visto , não é lembrado .
Usamos recursos de neuromarketing e eye-tracking para capturar onde e por quanto tempo o cliente vê o produto , quanto tempo fixa o olhar na gôndola . Hoje temos capacidade de experimentar , testar , fazer mapa de calor . Assim conseguimos mudar cores , geometria da embalagem , tudo para dar visibilidade .
Inovação nas novas demandas
Falando do e-commerce , antes víamos uma embalagem para 24 latas , agora é uma lata em uma embalagem . Para esta produção , precisamos ter a consciência na área de sustentabilidade .
A embalagem precisa ser bem customizada , e para isso temos plataformas inteligentes . Há também o pensamento no unboxing , na experiência que o cliente terá ao receber diretamente o produto em sua casa . Gera-se uma ansiedade que vai aumentando conforme os dias e horas passam .
E-commerce
O e-commerce cresceu 70 % no Brasil e nós crescemos 141 % nesse segmento . Isso vai se estabilizar , mas ainda ficará acima dos dois dígitos , pois é um mercado que está começando no Brasil .
A impressão flexo pode fazer uma embalagem de bebida com a receita de drinks dentro da embalagem . Temos exemplo de microempreendedores fazendo isso . A embalagem é uma grande experiência , você sente uma emoção ao abrir .
64
Set / Out de 2021 · Inforflexo