Inforflexo 171 | Page 25

Com esse propósito , algumas das maiores indústrias do setor se uniram em um consórcio global , focado em economia circular para rótulos . A iniciativa trabalha a consciência ambiental nos envolvidos , passando pela produção , uso e descarte de autoadesivos , para reciclagem e reutilização dos resíduos gerados , já que apenas 52 % desses materiais estão incluídos no ciclo sustentável . O objetivo do grupo de líderes é engajar novos integrantes para que outras empresa participem em nível global . Sem dúvida , uma ação que poderá ser um exemplo para indústrias de diversos segmentos , para que a economia circular seja uma breve realidade .
Um dos pontos-chave para o desenvolvimento de produtos que possam ser reaproveitados e reciclados é o design . Com base na economia circular , é possível projetar para transformar diferentes materiais em novos produtos , obtendo ganhos de escala , poupando recursos naturais e minimizando os impactos ao meio ambiente . O designer tem papel fundamental nesse processo , pois irá identificar a função do produto e como utilizar , da melhor forma , os recursos e materiais para sua fabricação .
e a aplicação de componentes biodegradáveis , que podem retornar à natureza . Essas iniciativas agregam valor aos produtos e criam uma imagem positiva da marca , pois atendem ao novo perfil do consumidor , que tem valorizado cada vez mais empresas que se preocupam com a sustentabilidade .
A verdade é que passamos da hora de repensar a forma de fazermos negócios . Não temos mais tempo ou crédito com o meio ambiente . A economia circular já é uma realidade e está entre as melhores práticas , uma vez que inverte a lógica da economia linear , baseada na extração , produção , uso e descarte de recursos naturais e insumos . O novo modelo prevê um fluxo contínuo de materiais , onde os resíduos são transformados em matéria-prima . Isso significa que nada se perde , tudo se transforma , permitindo um equilíbrio perfeito e abolindo o descarte . Ainda assim , vale lembrar que estamos partindo do básico , pois a reciclagem é apenas uma das etapas do processo .
É preciso unir a inteligência humana às soluções disponíveis , reduzir os impactos ambientais sem prejudicar , de fato , o âmbito econômico .
Dentro da economia circular , o objetivo é pensar nos produtos de maneira que atendam a vários ciclos , possibilitando às empresas criar novos negócios . Além de minimizar os impactos negativos de um produto em toda sua cadeia de valor , o design circular prevê prolongar a vida útil desse item e possibilitar o retorno de materiais ao sistema , sem causar danos ambientais e sociais , e melhorando as relações com os clientes .
A área de design é essencial na determinação de estratégias para criação de produtos que apresentarão longevidade , por meio de novos ciclos . Para isso , devem ser considerados aspectos como isenção de elementos tóxicos que , além de preservar o meio ambiente , permite a reciclagem e reutilização dos materiais de forma segura ;
E sua empresa ? Está preparada para essa nova era da sustentabilidade ?
Inforflexo · Mar / Abr de 2021 25