INFORFACTORING SINDISFAC INFORFACTORING 103| Jun 2017 | Page 12

Consulta de clientes

O Serasa e o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito são os canais oficiais para realizar consultas de clientes e saber se existe histórico de inadimplência ou não.

Integrando seu setor de análise de crédito às soluções ofertadas por essas entidades, você garante uma busca ágil e segura sobre todos os envolvidos na negociação.

É possível pesquisar o CNPJ da empresa que deseja negociar os títulos e o CPF dos clientes cujos títulos estão em pauta. Desta maneira, você tem uma visão geral do risco implícito no processo e pode aceitar ou recusar a oferta de venda dos recebíveis.

A partir dessa análise, também é possível definir as taxas a serem cobradas na transação, caso você resolva aceitar a proposta do cliente.

conter todas as cláusulas de direitos e deveres e preveras situações mais diversas, como fraudes, por exemplo.

Não é incomum encontrarmos títulos frios no mercado, que podem trazer prejuízos à sua factoring caso não haja nenhum tipo de proteção neste sentido. Se uma cláusula contratual prever que o negócio não terá validade neste caso, você está assegurado pela lei e cobrar a devolução dos valores não será tão difícil quanto se não houvesse nenhum dispositivo regulatório a respeito.

Com um contrato bem elaborado, você acaba afugentando pessoas mal-intencionadas, já que elas saberão das consequências de um ato ilícito de antemão. Assim as preocupações para sua equipe se reduzem consideravelmente.

como mitigar os riscos

O Brasil fechou 2016 com 58,3 milhões de inadimplentes, sendo que 39% da população se encontrava negativada. Um cenário preocupante para as factorings, pois um dos riscos do fomento mercantil é justamente adquirir títulos que não sejam pagos.

A forma mais segura de evitar a inadimplência é, sem dúvida, consultar o cadastro dos clientes e dos clientes dos seus clientes, a fim de verificar se existe algum histórico que represente risco à operação.

O papel do Serasa e do SPC

A força do contrato de fomento mercantil

Outro ponto a ser verificado para mitigar os riscos no fomento mercantil é ter um contrato de compra e venda de títulos consistente.

O documento assinado pelo cliente deve

O aproveitamento da tecnologia como diferencial

Mitigar riscos é, antes de mais nada, prever as situações possíveis e agir proativamente para evitá-las. E uma forma de fazer isso é usar a tecnologia como aliada.

Para evitar fraudes, é possível contar com recursos como certificados digitais e assinaturas eletrônicas, além de tramitar contratos de fomento mercantil digitalmente, isto é, sem necessidade de impressão.