As factorings assumem grandes riscos ao antecipar o valor de faturas já que dependem muito da relação de confiança entre ambas as partes – neste caso, faturizador e faturizado. É justamente em momentos de pronunciadas crises econômicas que aumenta a demanda por contratos de factoring e também, quando mais incidem os problemas relacionados às fraudes.
Editorial
Em entrevista, o presidente do Sindicato Marcelo Costa mostra quais são as perspectivas para o novo ano e o que os filiados podem esperar de sua gestão.
Nesse artigo, discutimos se existe mercado no Brasil para seguro de crédito e como as factorings poderiam usar desse serviço.
Cartão de Crédito 06
Perspectivas para 2017 04
Seguro de Crédito 08
Segundo a Lei nº. 9.613/1998, quando um setor não conta com órgão fiscalizador próprio, exatamente o que acontece com as empresas de Fomento Comercial, a regulamentação corresponde ao COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). Sendo assim, o organismo editou a Resolução nº. 21, de 20/12/2012, já em vigor.
A resolução estabelece as atribuições a serem seguidas pelas Factorings e versa sobre as políticas de prevenção à lavagem de dinheiro, igualmente classifica os riscos dos clientes, das operações e do cadastro dos participantes das operações. Também ficam regulamentadas as comunicações, todos os registros de operações e demais operações afins.
Veja mais sobre esse assunto na PÁGINA 12
O Sindisfac MG firmou um pacto empresarial pela integridade contra corrupção. Acesse aqui o documento na Íntegra.
Veja nessa matéria como as factorings podem se beneficiar das antecipações de recebíveis com cartões de crédito.
02
EXPEDIENTE
Projeto Editorial: Noh! Comunicação
Supervisão: Tássia Corina
Redatores:
Luna Pontone
Evelim Wroblewski
Julio Paiva
Imagens: FreePik
Assessoria Comercial (Parcerias): AExperience
Realização: Sindisfac MG
Av. Amazonas, 311 - Conj. 1105/1108 - Centro
BELO HORIZONTE/MG - Telefone: 31 3273-7884