INFORFACTORING SINDISFAC INFORFACTORING 102 | JAN2017 | Page 15

uais as vantagens do

seguro de crédito?

A modalidade é ainda pouco conhecida no Brasil, talvez pela falta de cultura na contratação de seguros. As empresas que oferecem esse tipo de serviço afirmam que é uma excelente alternativa para quem precisa realizar um empréstimo e não tem garantias a dar ao credor.

A apólice pode ser usada como garantia de antecipação de recebíveis, colocando as factorings como um dos públicos que podem se beneficiar da modalidade de crédito.

Ele pode ser contratado tanto por quem está em busca de um financiamento quanto por empresas que fornecem empréstimos ou outras formas de concessão de crédito, como é o caso das factorings, dando maior segurança às operações financeiras.

Para quem está segurado, a vantagem é não ter que se preocupar com a inadimplência dos clientes. Para quem precisa de crédito, a vantagem é poder apresentar a apólice de seguro como uma garantia do pagamento da dívida.

Como é feita a análise para concessão do seguro?

A empresa que oferece o serviço de seguro de crédito analisa o negócio como um todo, observando seis eixos principais:

· Segmento de mercado;

· Volume total de vendas;

· Valor de venda por comprador;

· Relação com os compradores;

· Prazos de vendas;

· Perdas sofridas nos últimos anos.

Com base nestes dados, a empresa determinará o valor da apólice e as condições de contratação do seguro.

Afinal, há mercado para o seguro de crédito no Brasil?

O cenário é bastante tímido, o que sugere amplo espaço para que novas empresas e novos serviços sejam inseridos no mercado. Considerando a atual situação econômica, o número de empresas que recorrem a financiamentos é crescente, o que coloca o seguro de crédito como uma excelente manobra para contornar as dificuldades trazidas pela crise. Em suma, trata-se sim de um mercado que merece atenção e expansão nos próximos anos.

Q

09

Inforfactoring 102