A
carreira
do
profissional
de BI
Como a maioria das organizações dependem da análise de informações estratégicas para se adequar ao mercado, fidelizar e conquistar novos clientes, monitorar concorrentes, ou adequar produtos ao seu mercado alvo, têm a necessidade de um profissional que tenha facilidade em absorver rapidamente as regras de negócio da empresa, transformando a preciosa fonte de informação que são os dados, em forma de relatórios, indicadores ou gráficos, que auxiliem os gestores a tomarem decisões rápidas e seguras, com base nas respostas obtidas pelo BI.
Seguindo esta tendência de mercado e atendendo às demandas empresariais, a pesquisa “Tendências de Investimento em Business Intelligence & Business Performance Management”, realizada pelo IDC (International Data Corporation), indica que 38 das 148 empresas analisadas (todas com faturamento acima de 300 milhões de reais) já têm ou estão instalando o sistema e 29 já têm projetos planejados. A grande vantagem em torno destes sistemas é que eles não custam para as empresas o quanto custaram os sistemas de gestão empresarial (ERPS), nos quais chegou-se a gastar algumas centenas de milhares de dólares.
De olho neste mercado estão não só empresas que possuem ferramentas específicas de BI ou BPM (Business Processes Management), e fornecedores de banco de dados, sistemas CRM ou ERP (como Oracle, SAP, Sybase ou Siebel), como também profissionais atentos a esse mercado e que pretendem se especializar nas soluções de BI disponíveis no mercado.
Perfil
O perfil dos profissionais que buscam qualificação em BI, são pessoas que atuam na área de dados e tem a necessidade de formalizar seus conhecimentos. São na sua maioria, analistas e executivos envolvidos no desenvolvimento de aplicações para tomada de decisão e datawarehouses, áreas de informação, marketing, vendas, administrativa, financeira ou operacional.
4 iMagazine / April, 2013
3 InfoQUÊ? / Março, 2015