Infoquê? | Page 13

Virtualização de Apresentação

Trata-se do acesso a um ambiente computacional sem a necessidade de estar em contato físico com ele. Isso concede, entre outras coisas, a utilização de um sistema operacional completo de qualquer local do planeta, como se estivessem instalados no seu PC. O conceito é bem parecido com o de acesso remoto, com a diferença de que vários usuários podem usar do mesmo sistema simultaneamente sem que interfiram os outros.

Virtualização de Aplicação

Nesse tipo de virtualização, uma camada de software instalado entre o sistema operacional e a aplicação virtualizada fica responsável pela abstração do sistema operacional, bibliotecas e drivers. O principal uso da virtualização de aplicações é para evitar a necessidade de instalação do aplicativo e a necessidade de validar todas as bibliotecas necessárias para a execução do mesmo.

A virtualização de aplicativos também permite a existência simultânea de múltiplas versões do mesmo aplicativo no mesmo computador. Por exemplo: por questões de compatibilidade de sites, algumas empresas precisam executar uma versão específica e antiga do Internet Explorer, usando a virtualização, é possível que a URL daquele site execute uma versão do Internet Explorer virtualizada, enquanto que as estações podem ser atualizadas para sempre rodar a última versão nos demais sites, garantindo a segurança.

O que esperar da virtualização

A virtualização é uma tendência geral dentro das organizações, pois suas vantagens são atraentes demais para contrapor. A virtualização de servidores junto com capacidade de conexão da Internet é uma peça chave para a adoção da computação em nuvem pelas empresas, o que aprova seu inevitável progresso.

Já imaginou podermos acessar nossos PCs de qualquer lugar no mundo?

Vamos aguardar...

12 InfoQUÊ? / Março, 2015